Considerando
a importância o projeto sobre a dislexia elaborado pela deputada estadual Graça
Pimenta (PR), o Diário Oficial do Estado (DO) nesta terça-feira (02/08)
publicou a iniciativa da parlamentar. Conforme o texto publicado, o projeto de
lei tem vistas a melhorar a identificação e tratamento do distúrbio para alunos
da rede pública estadual de ensino.
De acordo
com a parlamentar, a proposição vai possibilitar uma melhoria no sistema
educacional e promover a cidadania entre os disléxicos. A dislexia é um
distúrbio na leitura, escrita e soletração, que ocasiona defasagem no
aprendizado. As pessoas disléxicas apresentam dificuldade na associação do som
à letra; costumam trocar letras ou escrevê-las na ordem inversa. Trata-se,
porém, de um problema visual, envolvendo o processamento da escrita no cérebro,
sendo também comum confundir a direita com a esquerda no sentido espacial.
Aproximadamente, 15% da população mundial é disléxica.
O
distúrbio é resultado de disfunções cerebrais manifestadas por perturbações na
cognição, consistindo em uma condição hereditária com alterações genéticas. As
limitações da linguagem escrita são notadas por uma discrepância entre a
aquisição de conhecimento real e a esperada. O projeto apresentado por Graça
Pimenta prevê que as medidas para identificação e tratamento do distúrbio nos
estudantes citados deverão incluir a capacitação dos educadores, para que
tenham condições de identificar os sinais da dislexia em seus alunos. Equipes
multidisciplinares deverão ser formadas por profissionais das áreas de
psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia, que serão responsáveis pelos
diagnósticos.
Segundo a
parlamentar, com uma minuciosa investigação, tais profissionais devem garantir
maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade de
parecer de outros profissionais, como oftalmologista e neurologista. Esse tipo
de avaliação, segundo Graça Pimenta, promove acompanhamento e tratamento mais
efetivos, direcionados às peculiaridades de cada caso.
Com o
distúrbio diagnosticado cedo, os disléxicos devem receber imediatamente
tratamento, de forma a apresentarem menor dificuldade ao ler e escrever,
evitando problemas no rendimento escolar. Graça Pimenta lembra que a dislexia
tem como resultado direto a evasão escolar, uma vez que provoca a sensação de
fracasso, incapacidade e, consequentemente, a desmotivação dos portadores do
distúrbio.
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