Submarino

AQUI TEM TRABALHO

domingo, 21 de agosto de 2011

Cultura regional apresentadas na XII Caminhada do Folclore


Diferentes aspectos e traços da cultura de Feira de Santana e municípios circunvizinhos foram apresentados na XII Caminhada do Folclore, realizada na manhã deste domingo (21), na avenida Getúlio Vargas. Samba de roda, bumba-meu-boi, capoeira, reisado, repentes, dentre outras manifestações, fizeram parte das apresentações de 106 grupos folclóricos.
Crianças, jovens e idosos estavam entre os participantes dos grupos e entre a platéia, que transformou o canteiro da avenida num verdadeiro camarote. O objetivo, tanto para os integrantes dos grupos quanto para quem assistia, era o mesmo: valorizar e promover o resgate da cultura regional.

Preocupada em mostrar as linguagens do folclore ao filho Rafael Morais, 4 anos, Patrícia Morais fez questão de levá-lo ao desfile. “Na escola onde ele estuda já foi contextualizado o assunto, por causa da comemoração do Dia do Folclore (22 de agosto). Esta foi uma excelente oportunidade de aprendizado. Ele agora sabe o que é de fato o folclore”, considerou.

O prefeito Tarcízio Pimenta, acompanhado da primeira dama e deputada estadual, Graça Pimenta, participou do desfile e destacou a importância de preservar as manifestações culturais. “A Caminhada do Folclore nos oferece a oportunidade de relembrar as raízes de nossa região. Essas tradições devem ser perpassadas, para que continuem sendo cultivadas por outras gerações. Os organizadores do evento estão de parabéns”, frisou.

As senhoras do Centro de Convivência para Idosos D. Zazinha Cerqueira também participaram do evento, levando o samba de roda para a avenida. “Mesmo debaixo de sol forte, nós participamos. O que não nos falta é vigor, alegria e samba no pé”, disse a aposentada Ducelina Lima, 80 anos, representando o grupo.

A Caminhada do Folclore é uma realização da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). A Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, é parceira na realização do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário