A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será iniciada em Feira de Santana nesta terça-feira (9). Todas as Unidades Básicas de Saúde e postos do Programa de Saúde da Família (PSF) disponibilizarão a dose da vacina das 8 às 17h. O Dia Nacional de Mobilização, chamado Dia “D”, acontece no sábado (13), e deve envolver aproximadamente 500 profissionais de saúde.
A vacina contra a poliomielite (paralisia infantil) deve ser aplicada em todas as crianças menores de 5 anos vacinadas na primeira etapa da campanha, realizada de 13 de junho a 22 de julho. Em Feira de Santana, foram imunizadas na primeira etapa 39.434 crianças, que corresponde ao percentual de cobertura de 93,61%. A meta do Ministério da Saúde era alcançar 95% de cobertura vacinal no público alvo. A mesma meta será mantida para a segunda etapa da campanha.
Conforme a chefe da Divisão da Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, devem ser imunizadas no município 42.127 crianças. Ela destaca a importância da campanha e aponta as contra-indicações. “O objetivo é manter o país livre da doença, cujo último caso foi registrado em 1989. Não existe contra-indicação para aplicação da pólio oral. Ela apenas deve ser evitada ou adiada nos casos de febre acima de 38ºC, diarréia, vômito, hipersensibilidade a algum componente da vacina e reação alérgica”, explica.
No Dia D da campanha, a vacinação será disponibilizada em todos os 83 postos do Programa de Saúde de Família (PSF), 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos volantes. “Locais estratégicos, que concentram grande público, como as três Estações de Transbordo – Central, Norte e Sul, supermercado Todo Dia (avenida Senhor dos Passos), Hiper Bompreço (Boulevard Shopping) e Hiper G Barbosa serão utilizados como postos volantes”, informa Janice Estrela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário