Parque da Cidade
|
A população feirense terá mais oportunidades para conhecer e se capacitar sobre as questões ambientais. Com uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais em parceria com a Secretaria de Educação, será implantado no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho o Acervo do Meio Ambiente. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 27, em reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.
A inauguração será no próximo domingo, 1º, e vai contar com diversas atividades educativas e recreativas. O prefeito José Ronaldo de carvalho também marcará presença no evento. A intenção é incentivar a educação ambiental no município, levando ao público informações importantes sobre o tema.
O acervo foi resgatado da antiga Sala Verde, criada pelo Colégio santo Antônio. A sala foi desativada há alguns anos e seu convênio com o Ministério do Meio Ambiente foi cancelado. São materiais que envolvem livros, vídeos, fotografias e gráficos que enriquecem o trabalho educacional.
De acordo com o diretor do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental, Nilton Carvalho, esse trabalho será desenvolvido com crianças de escolas da cidade, tanto públicas, quanto particulares. Elas irão agendar as visitas e pequenas aulas serão ministradas, além da apresentação do Parque da Cidade para elas.
“Vejo esse espaço como um campo formativo. Será uma formação extra para os alunos entenderem mais sobre o meio ambiente e causar a reflexão delas, levando o assunto para ser debatido depois em sala de aula. Isso faz parte da construção de uma educação”, destacou Ana Paula Souza, representante da Secretaria de Educação no projeto.
As visitas acontecerão de segunda a sexta-feira, porém, o trabalho no núcleo não vai parar nos demais dias. Serão desempenhadas atividades como: parcerias de projetos ambientais com as industrias; cursos para população; aproveitamento da lagoa para tratamento de água; revitalização do viveiro de mudas; novas áreas de lazer, oficinas artísticas e de reciclagem; centralização das Organizações Não-Governamentais (ONGs); torneios e eventos esportivos; e realização de eventos com caráter municipal, estadual e federal.
“Estamos buscando uma melhor forma de aproveitamento do parque. Por isso estamos empenhados na questão ambiental. Unimos isso e vamos dar uma vida ao Parque. Levar as crianças, criar os cursos e desempenhar todas essas atividades. É resgatar esse conceito de meio ambiente”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Roberto da Silva Tourinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário