Pomar
|
O pomar é pequeno, com cerca de 20 metros de extensão, na avenida Maria Quitéria, na Brasília, à altura das madeireiras. São mangueiras, jaqueira, goiabeira, entre outras espécies. As primeiras frutíferas foram plantadas por um antigo barraqueiro que era estabelecido no local, incentivado por comerciantes da área, que continuaram o plantio. O pequeno comércio foi desmontado, mas as árvores ficaram escondidas ao meio de outras espécies maiores.
Algumas mangueiras estão com pequenas cargas temporãs – ainda não é época para que elas deem frutos. Mas as pessoas que passam pelo local e observam as presenças das frutíferas se admiram. “Não é comum a gente ver uma jaqueira plantada no meio de uma avenida”, diz Celina França, que passa diariamente em frente do pomar para levar e pegar o filho que estuda na Escola Senhora Santana, quase em frente.
Algumas mangas já estão quase no ponto de serem consumidas. E são objetos de desejo de crianças e adultos. “É doce”, afirma Ricardo das Neves, 11 anos, com a experiência de já ter experimentado a produção da mangueira. “Mas a gente vai ter que esperar mais alguns dias para que ela fique no ponto para ser chupada”. O pomar da Maria Quitéria é o único que existe em ruas de Feira de Santana.
O diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, disse que o local recebe atenção diferenciada. “O nosso pessoal limpa, molha e faz toda a manutenção necessária naquele local, que é apreciado pelas pessoas”. Dentro de pouco tempo a jaqueira começa a dar frutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário