Uma sala de aula viva, multifacetada, com aspectos inovadores e que propicie a aprendizagem de forma mais atraente. É o que defende a professora Nadja Maria Maciel (UEFS) como características essenciais para as aulas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante a formação para educadores que atuam nas escolas municipais. As orientações foram dadas durante o I Encontro de Formação Continuada para EJA, foi aberto na noite de ontem, 30, na Seduc.
Os 70 educadores participantes do encontro atuam em aproximadamente 40 escolas da Rede Municipal no turno noturno, distribuídas em bairros e distritos.
De acordo com Nadja Maciel, os jovens e adultos que por alguma razão deixaram a sala de aula durante a fase escolar, precisam de novos impulsos e motivação. "Todo retorno requer uma atenção especial, um olhar mais sensível, escuta atenta, paciente. Todos os que atuam na EJA precisam atuar de forma diferente, um adulto de 40 anos na maioria das vezes tem perspectivas diferentes de um jovem de 20 anos que está retornando para a escola", orienta a professora.
Nadja Maciel chamou a atenção dos educadores para elaborarem suas atividades procurando adaptá-las aos interesses dos alunos, instigando sua participação e interesse. Na noite de hoje, 31, a partir das 18h30, os professores farão reflexões sobre o trabalho a ser desenvolvido nas escolas durante todo o ano e em seguida haverá socialização dos trabalhos. O próximo encontro está marcado para o dia 8 de maio, com a temática Leitura e escrita: compromisso de todas as áreas.
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