Profissionais de saúde mobilizados e preparados para atender os foliões da Micareta 2015. Esse vai ser o espírito de trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante a festa, que vai começar oficialmente no dia 23 e termina no domingo, 26.
A SMS definiu que, além do posto fixo instalado na rua Adenil Falcão, próximo ao circuito Maneca Ferreira, as policlínicas e mais a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Mangabeira, também deverão acolher as pessoas que forem à festa e, porventura, necessitarem dos serviços de saúde.
Ambulâncias convencionais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) darão suporte aos atendimentos. Os veículos ficarão posicionados em locais de fácil acesso, como no posto fixo, outros próximos à Jacuípe Veículos, na avenida Maria Quitéria, bem como na rua Vasco Filho e na dispersão (sábado e domingo).
Os trabalhos das equipes serão iniciados a partir das 17h, na quarta-feira, 22, quando desfilam na avenida Presidente Dutra os blocos alternativos e só termina quando a última atração deixar o palco da folia de momo, na madrugada do dia 27.
“Enquanto tivermos a presença da Polícia Militar na rua, o nosso trabalho está assegurado”, afirma a coordenadora do Setor de Eventos da Secretaria Municipal de Saúde, Merydalva Leão. Segundo ela, a medida visa garantir a segurança dos mais de 300 profissionais que estarão atuando de forma intensiva na festa, em regime de escala.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
No posto fixo, na Adenil Falcão, serão prestados atendimentos de urgência e emergência, com equipes capacitadas de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e bucomaxilofacial. Serão 12 leitos, mais dois na sala de reanimação.
“Pacientes com lesões por armas de fogo e branca, que necessitarem ser submetidos a cirurgia, serão encaminhados para o Hospital Clériston Andrade. Outros, caso seja necessário para não superlotar o posto fixo, serão levados para uma das policlínicas localizadas nos bairros Tomba, Rua Nova, Feira X, George Américo e Parque Ipê ou para a UPA da Mangabeira”, diz.
A Policlínica de Humildes vai atuar junto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A unidade vai atender possíveis vítimas de acidentes nas estradas. Outros órgãos da SMS, como as divisões de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) também estarão atuando na Micareta, desenvolvendo trabalhos educativos e de fiscalização.
Merydalva Leão afirma, ainda, que prepostos da Secretaria Municipal de Saúde darão suporte aos participantes do evento católico Vem Louvar, que vai ocorrer de 24 a 26 de abril, na Prime Eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário