A Secretaria Municipal de Saúde, através da Rede de Frio, definiu alguns postos de saúde para disponibilizar a vacina BCG, em virtude do déficit no quantitativo nacional distribuído para os municípios. Com essa estratégia, a SMS estará assegurando a vacinação de todas as crianças recém-nascidas, prevenindo-as da tuberculose e fazendo o aproveitamento máximo das doses enviadas.
“Centralizamos a vacinação para garantir o aproveitamento máximo das doses, uma vez que, aberto o frasco da vacina o tempo máximo de validade é de 6h”, informa a coordenadora da Rede de Frio, Kátia Ferrais.
Desta forma, a vacina BCG está sendo disponibilizada nas unidades de saúde Cassa, bairro Capuchinhos; Caseb I; Rua Nova e no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.
A tuberculose é uma doença infecciosa que acomete os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).
A doença causa tosse seca e persistente, emagrecimento, fraqueza e falta de apetite, e pode levar a eliminação de sangue pela tosse em casos mais graves. O tratamento é demorado, levando cerca de seis meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário