Para quem a distância e a correria do dia-a-dia tem sido a justificativa para não buscar os serviços de saúde de forma preventiva, uma ação de saúde está levando o atendimento até os feirantes e clientes das feiras livres de Feira de Santana. A ação rotineira chegou à da Estação Nova, a maior da cidade, nesta sexta-feira, 17, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Com uma equipe formada por dois médicos, duas nutricionistas, duas estagiárias de nutrição, duas técnicas e uma enfermeira, a equipe percorreu a feira livre, conversou com feirantes e consumidores visando a conscientização sobre hábitos preventivos através da rotina de exames e também atendeu 25 pacientes.
Para quem estava na feira livre, uma oportunidade de unir o útil ao agradável. “Fiquei surpresa com a iniciativa porque aqui não tem fila, o atendimento bom e rápido e tirei também dúvidas”, afirmou Maristela Miranda Coelho, ao ser abordada por técnicas da ação de saúde enquanto fazia compras.
A coordenadora da ação, enfermeira Joana Bastos, explica que a iniciativa dura enquanto tiverem pessoas para serem atendidas. O trabalho também já vem sendo estendido a outras feiras livres, como a da Cidade Nova.
Além do atendimento com profissionais de saúde, também participam da ação os técnicos da Vigilância Epidemiológica, distribuindo sacos plásticos e orientando os feirantes a adoção de hábitos mais saudáveis, com armazenar lixo corretamente, para evitar a proliferação de insetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário