“O planejamento pedagógico é a base de todo o nosso trabalho”. A afirmação partiu da professora Arinadje Lopes Lima, durante a abertura da Jornada Pedagógica 2017, nesta quinta-feira, 2. O evento teve como tema principal a “Organização do trabalho pedagógico: do planejamento à prática” e promoveu o debate entre com professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas municipais sobre a nova organização do ano letivo em trimestres, avaliações, gestão, rotina, entre outros temas.
Com um novo formato, a Jornada deste ano tem como objetivo favorecer o diálogo e a interação entre os profissionais da educação. Divido em 15 polos, o evento promoveu a troca de experiências. “Pudemos tratar de questões mais específicas de acordo com as nossas vivências. Apesar de o planejamento pedagógico não ser um tema novo, tudo gira em torno disso no nosso trabalho. Para promover a aprendizagem das crianças, é importante debatermos o assunto”, explica Arinadje, que atua na Escola Municipal Faustino Dias Lima, do bairro Feira VII.
A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, falou aos professores na abertura da jornada. Num vídeo que foi transmitido nos 15 polos, Jayana deu as boas vindas aos profissionais e explicou o funcionamento do evento, este ano em novo formato. “Acreditamos que esta metodologia pode dar certo por que é uma forma de aproximar os professores. Vivenciamos esta experiência no projeto Escolas em Rede, com os gestores escolares e foi muito válido. Esperamos que desta forma possamos promover a reflexão de temas importantes pelos nossos professores”, declarou a secretária.
As palestras e discussões foram coordenadas pelos mediadores técnicos da Secretaria Municipal de Educação que em fevereiro elaboraram as atividades realizadas durante a Jornada. O desenvolvimento da programação pela equipe da Seduc permitiu a aplicação do mesmo conteúdo em todos os polos.
Para a professora Adenilza Maria de Jesus Carneiro da Silva, que atua no Centro Municipal de Educação Infantil Antonio Carlos Machado, do Feira VII, a nova divisão do ano letivo em trimestre foi uma mudança positiva para as escolas. “Acredito que desta forma poderemos otimizar o trabalho e aprofundar mais os temas. Quando a divisão era feita em quatro unidades, o tempo ficava curto. Agora acho que vamos ter mais tempo para o desenvolvimento das atividades com os alunos antes das avaliações”, avalia.
“É essencial discutir o planejamento pedagógico”, defende a professora Franciskely Eloy Almeida, da Escola Municipal Acioly da Silva Araújo, localizada no bairro Muchila II. “Sem planejar e colocar no papel as nossas necessidades é difícil começar bem o nosso ano letivo”, explica.
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