Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quinta-feira, 16 de março de 2017

Exame para identificar casos de tuberculose é feito em moradores de rua



Palesta e exames
Pessoas em situação de rua foram submetidas ao exame do escarro – que identifica a tuberculose – durante uma ação educativa realizada, na manhã desta quinta-feira, 16, no Palácio Casa de Passagem, bairro Jardim Acácia, através de parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, e a Uefs. O objetivo da ação é a busca de sintomáticos respiratórios e o diagnóstico precoce.

O exame foi feito nas pessoas que apresentavam os principais sintomas da doença, que é a tosse com secreção, associada à febre baixa ao final do dia, perda de peso, fraqueza e perda de apetite.

“O material coletado será levado para o Programa Municipal de Controle da Tuberculose. Os casos que derem positivo receberão acompanhamento da equipe do programa Consultório na Rua”, disse a enfermeira da SMS e professora da Uefs, Maria Yaná Freitas.
 
Ela acrescenta que, os pacientes em tratamento ao utilizar a medicação num período de 30 dias não transmitem mais a doença. O Programa de Controle da Tuberculose funciona no Centro de Saúde Especializado (CSE) Dr. Leone Coelho Leda, na rua Geminiano Costa.

De acordo com a enfermeira referência, Gilca Lessa, o programa oferece desde o diagnóstico ao acompanhamento dos portadores da tuberculose.  Também fornece a medicação necessária para o tratamento. “Desde o início do mês estamos com essa ação, visitando as instituições que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de identificar possíveis casos e realizar o devido acompanhamento”, afirmou.
 
A tuberculose é uma doença contagiosa, que acomete os pulmões e é transmitida de uma pessoa a outra através da tosse ou espirro. O Dia Mundial Contra a Tuberculose será comemorado no próximo dia 24.  Neste dia haverá um café da manhã para os pacientes assistidos no programa municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário