Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Alunos da Escola Municipal Geraldo Dias vão integrar nova fanfarra

Fanfarra da Escola
 Alunos da Escola Municipal Geraldo Dias de Souza, que fica no distrito de Humildes, vão compor a primeira fanfarra a integrar o Projeto Música em Ação, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. O Música em Ação é um dos eixos do Programa Música na Escola, que irá beneficiar 7 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. Setenta alunos vão integrar a fanfarra.

Na manhã desta segunda-feira, 19, os estudantes e professores receberam os instrumentos que serão usados nas aulas. Mais de 50 instrumentos, entre surdo, timbal, caixa de guerra, corneta e cornetão, bumbo e caixa tarol foram adquiridos somente para a fanfarra, perfazendo um investimento no valor de R$ 20 mil.
 
A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, acompanhou a entrega dos instrumentos e apresentou as estratégias do Programa Música na Escola para os alunos, professores e gestores. “As fanfarras foram pensadas para os distritos, iniciamos com Humildes e nosso projeto é levá-las aos demais distritos. Os instrumentos fornecidos para as escolas são de qualidade e queremos proporcionar o melhor para as aulas”, informa a secretária.
 
Os alunos conheceram algumas questões técnicas e, em linhas gerais, entenderam a dinâmica de funcionamento de uma fanfarra através de uma breve explanação do presidente da Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia, Luiz Carlos Souza Silva, que irá ministrar as aulas em Humildes. Luiz convidou alunos que já tinham contato prévio com os instrumentos para um momento de improviso, dando uma pequena mostra da produção dos estudantes.
 
Mais autoestima e poder de concentração foram algumas habilidades destacadas pela professora Herika Cerqueira, diretora da Escola Municipal Geraldo Dias de Souza como elementos despertados pela música. “Eles se sentem parte de algo, parte da escola e isso é muito importante. A música é essencial na vida dos alunos, uma vez que eles estão sempre em contato com diversas vertentes musicais", defende a professora.
 
Leonardo Borges da Conceição Silva, aluno do 6º ano, já participa de uma fanfarra, e garante que esta foi uma experiência de extrema importância na sua formação como estudante. “Mudei muito o meu comportamento depois que passei a fazer parte da fanfarra. Hoje tenho melhor formação e disciplina”, avalia Leonardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário