Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Dez escolas participam de videoconferência do Escola Mais Interativa

Videoconferência
 “Uma iniciativa fantástica”. Assim definiu a professora Gabriela Passos Moreira, diretora da Escola Municipal Antônio Gonçalves da Silva, localizada no Parque Ipê, o Projeto Escola Mais Interativa, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que permite o acesso de 100% das escolas da Rede Municipal à Internet Wifi. A unidade de ensino foi uma das dez que participaram da videoconferência durante o lançamento do projeto, conectando-se instantaneamente com o público presente ao evento e as autoridades, no Teatro Margarida Ribeiro.

 Enquanto o prefeito José Ronaldo de Carvalho e a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, apresentavam o projeto, estudantes e professores de dez escolas - cinco delas situadas na sede, outras cinco nos distritos -acompanhavam tudo em tempo real, via hangout, direto de suas localidades. O hangout é uma plataforma de mensagens instantâneas e chats em vídeo.
 
“Essa é uma forma de unir as escolas, diminuir distâncias, melhorar a qualidade de ensino, o nosso acesso à informação”, avalia Gabriela. “Nossa expectativa é que seja um sucesso e que todas as escolas saibam tirar proveito positivo disto, fazer jus ao tamanho do investimento na educação do nosso município”.
 
Após a apresentação, o prefeito e a secretária saudaram os alunos e professores via hangout. A oportunidade de estabelecer contato audiovisual com as autoridades deixou os alunos empolgados e felizes: acenos, poses e comemorações ecoaram no auditório da escola.
 
Além da Escola Antônio Gonçalves, participaram as unidades de ensino: Honorina Oliveira Amorim (Aviário), Dra. Margarida Lisboa de Oliveira (Gabriela), Professor Antonio Alves Lopes (Viveiros), Dr. Colbert Martins da Silva (Jaguara), Geraldo Dias de Souza (Humildes), Crispiniano Ferreira da Silva (Maria Quitéria), Agrário de Oliveira Melo (Ipuaçu), Vitoriano Tomás Bispo (Garapa) e Eli Queiroz de Oliveira (Gabriela).
 
Amanda Sampaio Santa Bárbara, de dez anos, disse que o ambiente virtual é interessante para o seu aprendizado. “Costumo pesquisar muito pela internet sobre coisas que quero aprender, tirar dúvidas... É muito útil para trocar informações com os colegas também, se eu não posso vir à aula, alguém me passa o assunto dado para que eu possa estudar. Acho legal que agora todos possam ter acesso à internet”, comemora Amanda.
 
Além de uma comunicação mais ágil e o acesso facilitado a todos os setores da Secretaria de Educação, as escolas municipais também serão convidadas a usar ferramentas dirigidas para o ambiente escolar através da parceria com o Google para a Educação, dentre as quais, Hangout, Google Sites, Google Sala de Aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário