Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Educação oferece formação para conselheiros escolares em parceria com o MEC

foto
Quarenta e sete conselheiros escolares, eleitos no último dia 24 de agosto para atuar nas escolas municipais, participam das atividades de formação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, oferecido através da parceria entre o Ministério da Educação, as secretarias municipal e estadual de Educação e universidades federais.
 
O primeiro encontro formativo do programa aconteceu na manhã da última quinta-feira, 22, na Seduc. A carga horária é de 40 horas, divididas em 28 horas a distância, através do ambiente virtual Moodle, e 12 horas presenciais.
 
Os conselheiros são representantes de pais/responsáveis, alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. O objetivo da iniciativa é fortalecer a gestão democrática nas escolas públicas.
 foto
"Os conselhos devem incrementar a participação cidadã, valorizando a presença das pessoas que fazem parte da vida da escola. Afinal, este lugar só existe por causa deles e para eles", comenta a coordenadora dos programas federais na Seduc, professora Rejane Brito Barbosa.
 
Jornalista e mãe de uma aluna da Escola Básica que funciona na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Silvia Mota Dantas afirma: "Eu me candidatei à função de conselheira porque acredito na educação. Tenho uma filha que estuda numa escola pública municipal, em que o trabalho pedagógico é muito bom, mas o aspecto estrutural precisa melhorar. Como mãe e conselheira, quero saber como posso ajudar".
 
Com certificação pela Universidade Federal do Ceará, a formação obedece os preceitos da lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, de Diretrizes e Bases da Educação Pública. Os encontros acontecerão quinzenalmente.
 
"Estou adorando participar! Sinto-me muito importante e também quis ser conselheira para ajudar as pessoas, melhorar as escolas e a educação oferecida às crianças", defende Livian Sthefany Ribeiro, aluna do 4º ano da Escola Municipal João Marinho Falcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário