Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Ações do Outubro Rosa em Feira começam pela zona rural



Outubro Rosa
A cada ano o mês de outubro vem se consolidando como um período voltado especialmente para o cuidado com a saúde das mulheres, principalmente no que diz respeito a prevenção ao câncer de mama. Este ano, o movimento Outubro Rosa foi iniciado em Feira de Santana na zona rural. Na Unidade de Saúde Dr. Antônio Carlos Marinho, localizada no Galhardo, povoado do distrito Governador João Durval Carneiro, conhecido como Ipuaçu, foram realizadas várias ações na manhã desta segunda-feira, 03. 

Através de palestras, as moradoras do povoado foram orientadas acerca da prevenção de doenças como câncer do colo do útero, câncer de mama, entre outras. A demonstração do autoexame de toque das mamas foi um dos tópicos abordados pela enfermeira Dailey Oliveira nesta manhã.

Dailey conta que já trabalha no Galhardo há 3 anos, e vem constatando uma evolução na conscientização quanto a prevenção do câncer de mama. “Antes, as mulheres tinham vergonha e não vinham realizar os exames. Hoje, essa realidade mudou. Atendemos toda a população e estamos obtendo grandes resultados”, explica.
 
Durante todo o mês, além dos serviços rotineiros da unidade, serão priorizados os atendimentos para preventivo e solicitação de exames, como o de mamografia. Cerca de 15 mulheres estão sendo atendidas por turno no local, e, dependendo da necessidade, estas serão encaminhadas para o Hospital Dom Pedro de Alcântara, o CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem) ou o CEPAHR (Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana), para a realização de exames.

A aposentada Joelice Nascimento, de 70 anos, diz que vai todo ano à Unidade de Saúde do Galhardo para fazer o preventivo e pedir solicitação de mamografia. “Se cuidar é muito importante, e nós temos a oportunidade de vir aqui bem pertinho de casa. Isso é muito bom”, ressalta.

O exame preventivo deve ser feito por mulheres que já tiveram relações sexuais, uma vez por ano. Já a mamografia é destinada àquelas que tem mais de 40 anos. Se realizados com regularidade, os exames podem revelar diagnósticos precocemente, para que as doenças sejam tratadas o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário