Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Projeto "Um pé de quê?" difunde práticas educacionais sobre o meio ambiente

foto

Práticas educacionais voltadas ao meio ambiente e a importância da arborização no espaço escolar. Estes foram os temas das palestras que marcaram o lançamento do projeto “Um pé de quê?”, na manhã desta quinta-feira, 27, com a presença de gestores e coordenadores pedagógicos das escolas de Educação Infantil. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo do projeto “Um pé de quê?” é difundir e orientar professores e crianças das instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino sobre os processos de desenvolvimento das árvores e plantas, relacionando sua existência e manutenção a um ambiente ecologicamente equilibrado. A intenção do projeto é que a partir dessa experiência as crianças se tornem replicadores deste conhecimento.

O biólogo e professor Valdemiro Lopes Marinho, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, foi um dos palestrantes convidados. De acordo com ele, ensinar desde cedo as crianças sobre o meio ambiente é de extrema importância. “Um aprendizado desde cedo cria engajamento e identificação com a natureza, além de reforçar a leitura de mundo e incentivar a proteção à vida”, comenta Valdemiro.
 foto
O diretor de Áreas Verdes da Secretaria de Serviços Públicos, Deodato Peixinho, que também proferiu palestra, explicou sobre as ações de arborização da Administração municipal. “Não podemos colocar o peso da proteção ambiental nos ombros das crianças, mas podemos ensiná-las de maneira simples sobre o meio ambiente. Um pé de quê?, também são as crianças, afinal, são elas os futuros cidadãos”.

“A iniciativa é muito significativa. Temos um projeto que já está em andamento de um Jardim Sensorial voltado a crianças com deficiência visual, dentro do Jardim Botânico da Caatinga, que será implantado no Parque Frei Monteiro. E vários outros projetos que irão entrar em sinergia com o projeto da Seduc”, comenta Deodato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário