Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Escola Chico Mendes usa artes marciais para discutir empoderamento feminino

foto
“Luta é coisa de mulher e de homem”. Quem afirma é Iris Carneiro Brito, aluna do 4º ano da Escola Municipal Chico Mendes, durante a culminância do Projeto “El@ Luta”, na manhã desta sexta-feira, 14. Com o objetivo de discutir o empoderamento feminino, a escola iniciou no mês passado uma série de atividades envolvendo artes marciais como judô, boxe e MMA.

Fazendo referência à forma de se comunicar na internet para igualdade de marca e de gênero ou incluir nelas ambos os sexos, assim como é a intenção da iniciativa voltada aos esportes.

“Fizemos uma pergunta na escola para saber o que os alunos pensavam - se as lutas eram coisa de meninas ou meninos. A maioria disse que era coisa de homem. Foi aí que percebemos que precisávamos trabalhar as questões do empoderamento feminino com eles”, explica a coordenadora pedagógica da escola, Thagliany Lopes.
foto
Para a lutadora de MMA, Virna Jandiroba, a representatividade é muito importante para o empoderamento feminino: “As mulheres nas artes marciais mostram que nós podemos ocupar todos os lugares que quisermos. É o nosso livre arbítrio. Por isso, mostrar para as meninas que elas podem, é muito importante. Elas precisam de referências, de mulheres que sirvam de exemplo”, defende.

A idealizadora do projeto, professora Liamara Martfeld, diz que o resultado das atividades é bastante positivo. "Os quatro meses de estudos e produções textuais foram importantes. A receptividade dos alunos e alunas, pais, mestres e gestores provou que se nosso objetivo estiver bem alicerçado e as parcerias bem firmadas, conseguimos desconstruir muitos preconceitos enraizados culturalmente. Desenvolvemos conceitos e habilidades relacionadas ao conteúdo e desconstruímos a ideia de que meninas/mulheres não podem lutar", avalia.
foto
Para as novas gerações, os exemplos são tão importantes que inspiraram Iris Carneiro, de 10 anos, a começar a praticar karatê: “Eu vi na televisão, durante as olimpíadas que as meninas também lutavam karatê. Uma vizinha minha disse que iria praticar e eu aproveitei e fui junto. Estou gostando muito!”, conta.

Durante o evento, Virna Jandiroba e diversos outros atletas das áreas do boxe, MMA, muay thai, jiu jitsu, karatê, capoeira e judô ministraram oficinas para os alunos do Ensino Fundamental II da escola.  Desde o começo da iniciativa, aulas teóricas como a gênesis do esporte fizeram parte da rotina dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário