Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Enfermeiros são orientados sobre cuidados no atendimento a idosos

foto

O cuidado específico com idosos tem sido recomendado para que esse público possa envelhecer de forma saudável. Com essa preocupação a Secretaria Municipal de Saúde realizou, através da Atenção Básica, o seminário ”Consulta do Enfermeiro á Pessoa Idosa: Desafios e Possibilidades”. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira, 27 e contou com a parceria do Programa de Educação para o Trabalho, do curso de farmacologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). 

O seminário teve como palestrante Priscila Oliveira, mestre em enfermagem, que falou sobre os principais desafios enfrentados pelos profissionais no atendimento a pessoa idosa. Em seguida, Bruno Rodrigues, farmacêutico, mestre em saúde coletiva, apresentou o manual de orientações para o uso racional de medicamentos por idosos. Sua palestra teve como tema “Conhecendo os medicamentos potencialmente inapropriados”. 

Bruno explicou que os MPIIs causam mais riscos do que benefícios, e que os profissionais precisam ter cautela, pois os medicamentos para idosos são farmacologicamente diferenciados. “A resposta do organismo dos idosos a fármacos é diferente dos jovens”. 

Ainda durante a palestra, os enfermeiros foram orientados sobre os cuidados na prescrição e dispensão de medicamentos. O envolvimento de todos os profissionais nas medidas socioeducativas também foi evidenciado. 

Isabela Machado, enfermeira referência em saúde da pessoa idosa, comentou sobre a iniciativa. “Percebemos que eventos como esse sensibilizam os enfermeiros quanto à importância e os cuidados na consulta ao paciente idoso”, afirma. O evento é o encerramento das atividades que foram realizadas durante todo o mês em comemoração a Mês do Idoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário