Feira Produtiva
|
O artesanato popular tomou conta do “Caminho da Roça”, espaço já consagrado na 40ª Expofeira. No local o público pode encontrar objetos de decoração, brinquedos, bonecos de pano, artigos de cama, mesa e banho, utilidades domésticas e roupas. Sandálias com bordados e inúmeros outros produtos exclusivos da feira.
A comercialização é feita num ambiente alegre, onde as famílias ficam à vontade, atraídas pela decoração, os lanches de comida típica, música ao vivo, muito bate-papo e descontração. “Geralmente a gente já vem direto pra cá, assistimos os shows, nos divertimos e fazemos umas comprinhas também”, afirma Rosângela Cavalcante.
As mercadorias têm atraído um bom público. Embora simples, são originais e encantam o cliente também pelo preço, bem mais em conta.
“Nosso custo de produção é baixo e a gente repassa ao consumidor essa vantagem”, garante Suze Souza, do grupo Costurarte, que também faz parte do projeto Feira Produtiva que vem transformando a vida de muitas costureiras e artesãs. “Estamos nos tornando mulheres empreendedoras”, destaca Suze.
Maria Claudia Rodrigues, coordenadora do Projeto na Expofeira, lembra: “Nada aqui veio de fábrica de produtos industrializados, saiu de nossas mãos e da nossa criatividade. O público gosta de coisas exclusivas e as vendas têm sido boas”, comemora Maria Claudia, que é a coordenadora do projeto na Expofeira.
Ao desenvolver a capacidade e a competência dos participantes através de cursos com a orientação técnica do Sebrae, o Projeto Feira Produtiva permite que cada um aplique os conhecimentos obtidos para desenvolver seu próprio negócio.
TAREFA
“Só existe sustentabilidade com esse ingrediente. Gente preparada e o Sebrae tem nos ajudado a cumprir essa tarefa”, afirma Ildes Ferreira, secretário municipal de Desenvolvimento Social.
O Projeto Feira Produtiva é executado através de convênio firmado com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). A iniciativa objetiva a promoção da inclusão produtiva e do empreendedorismo familiar e solidário, em comunidades urbanas e rurais do Município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário