A adolescente Kaine Conceição dos Santos, de 12 anos, cursa o 7º do Ensino Fundamental no Centro Integrado de Educação Municipal Joselito Amorim. Há aproximadamente um mês, ela começou a aprender os primeiros acordes na aula de música da igreja do bairro em que mora. Agora, Kaine está entusiasmada por que a escola onde ela estuda também vai oferecer gratuitamente aulas de teclado e acordeon de oito baixos.
O perfil de Kaine se assemelha ao de milhares de crianças e adolescentes que estudam na rede pública, inúmeros têm o interesse e muitas vezes também a vocação para tocar um instrumento, mas nem sempre uma boa oportunidade chega para eles. O Programa Música na Escola, que acaba de ser instituído pela Secretaria Municipal de Educação, dará a oportunidade a 7 mil alunos da Rede Municipal de aprender a tocar pelo menos um instrumento.
Nos últimos dias, o prefeito José Ronaldo de Carvalho e a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, têm visitado diversas escolas para acompanhar de perto a entrega dos instrumentos. O governo municipal investiu aproximadamente R$ 700 mil na compra de mais de 400 instrumentos que serão utilizados por alunos de 79 escolas municipais.
Na tarde desta terça-feira, foi a vez da secretária Jayana Ribeiro visitar mais quatro escolas. No Joselito Amorim, onde foram entregues dez teclados e cinco acordeons, a comitiva assistiu à apresentação de um dos corais do Projeto Cantando na Escola, instituído há dois anos, que é uma das iniciativas do programa.
A adolescente Kaine dos Santos já tocou as primeiras notas em um dos novos teclados da escola. "É muito interessante aprender música, muita gente gosta e nem sempre tem a oportunidade", destaca ela.
Na Escola Otávio Mansur de Carvalho, que fica no Caseb, os alunos mostraram-se animados pela novidade, já que a unidade de ensino oferecerá aulas de violão. Dez instrumentos foram entregues à escola. Na Escola Municipal Helena Assis Suzart, da Rocinha, serão oferecidas aulas de flauta doce sopranina e flauta contralto, no total 15 instrumentos.
Na última visita, centenas de adolescentes e crianças da Escola Municipal Jonathas Teles de Carvalho, do bairro Conceição, recepcionaram a comitiva da Seduc. A escola já desenvolve algumas atividades com música, de acordo com a diretora Neuman Brito, uma ferramenta imprescindível para a orientação e o bom acompanhamento dos alunos.
"Desde que começamos a ter aulas de música, as equipes que participam passaram a ser mais disciplinados, organizados e a demonstrar mais interesse pelas aulas e sempre fazem bonito nas apresentações artísticas da escola", comemora a professora que considera a iniciativa da Seduc uma ação positiva: "Mostra sensibilidade ao incluir um número tão significativo de estudantes e escolas", avalia. Como é de grande porte, pelo número de alunos que atende, o Jonathas recebeu 20 instrumentos - dez acordeons e dez teclados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário