"O gestor tem um papel político fundamental na implementação de políticas públicas que respeitem a diversidade. Precisamos discutir as diferenças, marcá-las, para promover a igualdade". A declaração é da professora Lícia Barbosa, doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), durante a mesa-redonda "Dimensões pedagógicas: o gestor como articulador da diversidade no espaço escolar", na tarde desta segunda-feira, 14, na Fundação Senhor dos Passos.
A programação, que contou com a participação de 310 gestores e coordenadores pedagógicos, integra a Formação de Gestores, curso oferecido pela Secretaria Municipal de Educação a partir de convênio de cooperação técnica com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). "O nosso objetivo é fortalecer a gestão escolar e demonstrar, na prática, que a direção de uma escola é tarefa tanto do gestor como também do coordenador", explica a professora Jozelia Araújo Oliveira, chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação.
Participaram ainda da mesa-redonda Janeide Bispo dos Santos, doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que falou sobre a gestão a partir da educação do campo, e Jusceli Maria Cardoso, mestre em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que abordou o tema da inclusão no espaço escolar.
"Acho muito importante este tipo de iniciativa que oferece formação para nós, gestores. Em relação à diversidade, precisamos reconhecer que nenhuma criança nasce preconceituosa. Esse preconceito vem muitas vezes da família, e a escola precisa estar munida de informações e formas de trabalhar com estas situações", comenta Lílian Mendonça, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Eduardo Miranda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário