Submarino

AQUI TEM TRABALHO

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Secretaria Municipal de Educação lança o Programa Música na Escola

Assinatura de contratos
 Aulas de música em diferentes modalidades e a formação da Orquestra Sinfônica Infantojuvenil Princesa do Sertão e de corais. Estas são algumas das ações do Programa Música na Escola que vai oferecer atividades a 7 mil alunos da Rede Municipal. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação, que foi lançado na tarde desta segunda-feira, 21, na própria Seduc.

Durante o ato, os profissionais selecionados para ministrar aulas no programa assinaram os contratos de prestação de serviço. O prefeito José Ronaldo de Carvalho prestigiou o lançamento. As diversas atividades do programa vão contribuir para a construção de conhecimento significativo, uma vez que a música favorece o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes.
 
As aulas vão ser ministradas por profissionais habilitados para o ensino prático da música, em quatro subprojetos: Cantando na Escola, Música em Ação, Instrumenta e Orquestra Sinfônica Infanto-juvenil de Feira de Santana.
 
"Muitas crianças sonham em aprender a tocar algum instrumento ou a cantar. O nosso objetivo com este programa é dar a oportunidade aos alunos da Rede Municipal de realizarem este sonho", diz o prefeito José Ronaldo.
 
Ao todo, 7 mil alunos de 80 escolas serão beneficiadas com ações do programa que serão desenvolvidas nos oito distritos e na sede do município. O investimento significativo com recursos próprios é da ordem de R$ 700 mil reais, aplicados na compra de instrumentos e na contratação de monitores e coordenadores, escolhidos através de seleção pública.
 
Professor aposentado da Rede Municipal, Luiz Carlos Sousa Silva, que há 40 anos atua na supervisão de grupos de fanfarras e será o coordenador do subprojeto Música em Ação, destaca a importância da iniciativa para a vida dos estudantes: "Através da música é possível aprender muitas outras coisas. As fanfarras, por exemplo, ensinam a disciplina e a ordem, além de motivar os alunos a terem aulas do currículo regular para terem acesso às aulas práticas de instrumentos", avalia.
 
Coordenadora do Instrumenta, Márcia Costa destaca a interdisciplinaridade proporcionada pelo ensino da música: "A música é um meio de aprendizado e não uma finalidade. Quando aprendemos a tocar um instrumento, aprendemos também a letra das canções, ritmo, estilos, etc. Isso permite casar a arte com o ensino de matérias regulares", explica.
 
Márcia foi a primeira a assinar o contrato, juntamente com o prefeito José Ronaldo de Carvalho. Finalizados os preparativos, as atividades do programa vão ser iniciadas na primeira semana de outubro. "Hoje foi a assinatura dos contratos. Nas próximas duas semanas, visitaremos as escolas entregando os instrumentos aos alunos e professores. O dia de hoje marca o início de uma nova fase da educação em Feira de Santana", comemora a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.
 
A professora Rosa Eugênia Vilas Boas de Santana, atual coordenadora do curso de Licenciatura em Música da UEFS, é também a responsável pela orientação geral do programa; a professora Célia Zaiin coordenará o Cantando na Escola, cujo objetivo é a formação dos corais; os músicos Gerson Pinto da Silva, Luiz Carlos Sousa Silva e Roque Marques atuarão na coordenação das fanfarras; e o professor Cláudio Cerqueira, que já atua no IFBA, será o responsável pelo Instrumenta que vai proporcionar aulas de teclado, violão popular, flauta doce e acordeom.
 
Várias autoridades participaram do lançamento, entre os quais, Sérgio Carneiro, secretário de Relações Interinstitucionais, e os vereadores Zé Carneiro e Pablo Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário