Submarino

AQUI TEM TRABALHO

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Prefeitura executará melhorias no Centro Comercial da Cidade Nova

A Prefeitura vai realizar uma série de ações visando  adequações e ajustes no Centro Comercial Norte, no bairro Cidade Nova. O trabalho visa melhorias nas instalações do centro de compras inaugurado há cerca de dez anos e que ganhou novo impulso com a implantação da Estação Norte do Transbordo, localizada a poucos metros  do local que recebe visitantes do próprio bairro e de outros como Parque Ipê, Novo Horizonte, e Conjunto João Paulo II trazidos, por vans que alimentam o transbordo e movimentam a economia.     
       
“Vamos transformar toda essa área num local mais agradável para os que aqui trabalham e os visitantes”, disse o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos Borges Júnior, que esteve reunido com os comerciantes e dirigentes da Associação dos Feirantes na tarde desta quinta-feira, 27, para definir os detalhes do que precisa e vai ser feito.
        
O trabalho deve começar pela higiene, principalmente nos banheiros. Assistente sociais da  SETTDEC vão orientar cada um dos donos de boxes, feirantes e açougueiros sobre procedimentos adequados à manutenção da limpeza geral do lugar. Os bares e lanchonetes que utilizam som em volume excessivo foram alvo de reclamações e passarão a ser fiscalizados com mais rigor em relação aos decibéis
         
Também ficou decidida a troca das calhas que vinham causando acúmulo de água com risco para a saúde, pois “as bicas se tornaram focos de mosquitos” disse um feirante. Foi aprovada a criação de um grupo de trabalho a ser formado com pessoas indicadas pela Associação dos Feirantes e pela própria prefeitura a fim de garantir que após as melhorias, o local seja mantido dentro dos padrões de organização, higiene e limpeza que a prefeitura vem implantando nas feiras livres da cidade.

Provas do vestibular da Uefs 2015.1 começam domingo

Vestibular da Uefs
 A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) aplica, deste domingo (30/11) até terça-feira (2/12), as provas do vestibular 2015.1 (ProSel). No total, 11.702 candidatos disputam 950 vagas distribuídas em 28 cursos, inclusive Medicina, Farmácia e Licenciatura em Música, que têm o processo seletivo realizado apenas no início de ano.

Medicina lidera a concorrência, com 106,5 candidatos por vaga, seguido de Direito (37,52), Engenharia Civil (26,8), Psicologia (26,4) e Odontologia (25,3). A concorrência de todos os cursos está publicada na internet, no portal www.uefs.br.
 
A Uefs também disponibiliza, online, os roteiros do serviço de transporte coletivo urbano de Feira de Santana para o campus da Uefs e outros 14 locais de provas. Ainda através da internet, o candidato também pode acessar mapas que indicam a localização de cada estabelecimento, além do cartão de convocação, que informa onde deverá responder as provas.
 
As provas começam às 8h, no horário praticado na Bahia, Estado que está fora do horário brasileiro de verão. Os portões serão abertos às 7h15 e fechados às 7h50. Para acesso ao local de prova, deve ser apresentado o documento de identidade original utilizado por ocasião da inscrição no vestibular.
 
A duração das provas é de quatro horas. O candidato deve utilizar caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta ou azul.Não será permitido o porte de calculadora, agenda eletrônica, relógio digital, telefone celular ou equipamentos similares.
 
Outras informações podem ser solicitadas através do telefone (75) 3161-8030, da Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs.

Autorização para licitação do BRT vai ser lançada dia 4

BRT
 A autorização para a licitação do BRT, sigla em inglês para Trânsito Rápido de Ônibus, vai acontecer no dia 4 de dezembro, próxima quinta-feira. A concorrência vai ser nacional. O sistema, que vai custar aproximadamente R$ 100 milhões, com recursos do governo federal e contrapartida do governo municipal, vai transformar o transporte de massa na cidade.

 Nesta semana, de acordo com o prefeito José Ronaldo de Carvalho, durante uma reunião, com técnicos da Caixa Econômica Federal, que será a instituição que vai financiar a execução do projeto, e da empresa que elaborou o projeto do sistema de transporte, foi informado de que o banco tinha aprovado o projeto.
 
“Acredito que o futuro sistema de transporte urbano vai mudar para sempre a relação com os passageiros, porque onde ele foi implantado, mudou para melhor”, afirmou o prefeito. Ele disse que a obra, por ser de grande porte, deve demorar 18 meses para ser concluída. “Mas vai valer a pena esperar porque a transformação vai agradar a todos”.
 
O sistema também prevê a construção de túneis nos cruzamentos das avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas e entre a João Durval Carneiro e a Presidente Dutra. Para atender as demandas do futuro sistema de transporte, novas estações de transbordo serão construídas.
 
Também será construída uma rede de drenagem da rede pluvial que começa na João Durval Carneiro e vai até o condomínio Vila Olímpia. “Neste serviço, que vai acabar com os problemas de alagamento no centro, a empresa vai utilizar tecnologia de ponta para não interferir no dia a dia da cidade. Como quebrar a pavimentação, por exemplo”.

Hospital da Mulher realiza em média 14 partos por dia

Parturientes
 De janeiro a outubro deste ano, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, realizou 4.142 partos, sendo 2.162 cesarianas e 1.980 normais. A média de partos, por dia, chegou a 14. A maior demanda foi de pacientes que residem na cidade, seguida dos municípios pactuados a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também de outras cidades circunvizinhas.

Durante esse período, foram realizadas 1.034 curetagens e demais ocorrências obstétricas somaram 761. A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, atribui a demanda expressiva à qualidade da assistência oferecida, a disponibilidade de uma UTI Neonatal, o berçário de médio risco e a agilidade no atendimento.
 
“O Hospital da Mulher é referência em média complexidade”, observa. Nos primeiros dez meses do ano, ainda conforme levantamento, 198 recém-nascidos permaneceram internados na UTI Neonatal e 269 no berçário. A capacidade da unidade é de 72 leitos de obstetrícia, sete berçários de médio risco e oito UTI/Neonatal.
 
A equipe é composta de três obstetras plantonistas, três diaristas em obstetrícia – profissional responsável em visitar as pacientes nas enfermarias – dois pediatras, sendo um neonatologista, e mais dois diaristas, além de um anestesista 24h. Gilberte Lucas lembra que pacientes submetidas à cesariana permanecem internadas por um período de 48h.

Procon alerta consumidor sobre compra pela internet

Procon
 A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon/Fsa) faz uma alerta ao consumidor referente a compras pela internet, principalmente neste período que antecede as festas natalinas. A lei 8.078/90, em seu artigo 49, garante ao consumidor que realizar compras fora do estabelecimento comercial (por telefone, catálogo ou internet), o direito de desistir da compra em até sete (7) dias a contar do seu recebimento, com a devolução do valor pago.

A coordenadora do Procon, Suzana Mendes, adverte que o consumidor deve fazer uma pesquisa sobre a loja virtual em sites de reclamação do consumidor. Caso encontre um grande numero de reclamações sobre a não entrega de produtos, pode ser um forte indicio de dificuldade ou mesmo de fraude. "Ressalte-se que  uma loja virtual pouco conhecida não quer dizer que seja falsa, porém não custa nada tomar as devidas precauções. Para isso procure saber se a loja possui endereço físico, telefone fixo para contato, e endereço de domínio próprio", explica.
 
"É importante também lermos o contrato e suas cláusulas e condições tomando conhecimento de quais são nossos direitos e obrigações", completa a superintendente. As lojas virtuais no Brasil são regulamentadas pelas leis brasileiras, e os consumidores pelo Código de Defesa do Consumidor, podendo assim resolver dúvidas e conflitos, tanto na via judicial como na extrajudicial, utilizando-se ainda o Juizado Especial Cível, em causas menos complexas e de valor não elevado.

Mais de 7 mil alunos serão beneficiados pelo Música na Escol

Musica na Escola
 Aulas de música em diferentes modalidades e a formação de fanfarras e da Orquestra Infanto-juvenil Princesa do Sertão. Estes são alguns dos destaques do Programa Música na Escola, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, que será lançado nesta quinta-feira, 27, às 8h30min., na Fundação Senhor dos Passos. A iniciativa vai atingir num primeiro momento mais de 7 mil alunos.

O Música na Escola irá auxiliar na construção do conhecimento significativo com aulas ministradas por profissionais capacitados, habilitados para o ensino prático da música. O programa compreende quatro subprojetos: Cantando na Escola, Música em Ação, Instrumenta e Orquestra Sinfônica Infanto-juvenil de Feira de Santana.
 
O projeto Cantando na Escola existe desde 2013 e já permitiu a formação de 16 corais com canto coral tradicional e performático. Agora ele passa a integrar o programa que é mais amplo. Pretende-se que o desejo pela iniciação musical seja internalizado pelas crianças. "Queremos formar mais de 50 corais a partir de 2015", diz a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.
 
Através do projeto Instrumenta os alunos de 20 escolas terão a oportunidade de aprender pelo menos um dos instrumentos contemplados pela ação: teclado, violão popular, flauta-doce (soprano e contralto) e acordeon. Além das 20 escolas contempladas pela Seduc, mais duas escolas serão patrocinadas pela Belgo/ArcelorMittal nas modalidades flauta doce e violino. Os grupos de formação vão reunir cinco alunos por turma, no máximo.
 
Nos distritos de Feira de Santana, será desenvolvido o projeto Música em Ação, cujo objetivo é a formação de grupos de fanfarra em escolas que funcionam como núcleo nas sedes dos distrito. Também será instituída a Orquestra Sinfônica Infanto-juvenil de Feira de Santana, com a participação de 70 jovens músicos da rede municipal.

Cobra sucuri de 6 metros e 100 kg é achada em praia de Itacaré

Cobra sucuri
 Uma cobra sucuri da espécie 'eunectes murinus' foi encontrada por pescadores na quarta-feira (26), na Praia da Orlinha, em Itacaré, no sul da Bahia. De acordo com Instituto Brasileiro de Meio Ambiente da Bahia (Ibama), o animal tem seis metros e mais de cem quilos.

A cobra foi recolhida por policiais da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental/Porto Seguro (CIPPA PS) e do Ibama e levada para a Serra do Conduru, onde foi devolvida à natureza.

Motocicletas impulsionam crescimento da frota de veículos no âmbito da 3ª Ciretran

Motocicletas em Feira
 Nos últimos dois anos, a frota de veículos de algumas cidades pertencentes à 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Feira de Santana cresceu consideravelmente. No mês de outubro deste ano, o número de veículos registrados cresceu mais de 30% com relação ao mês de setembro de 2012, conforme levantamento do Detran-BA.

De acordo com o coordenador da 3ª Ciretran, inspetor Silvio Dias, o crescimento tem sido impulsionado pelo número de motocicletas adquiridas pelos condutores. "“O crescimento econômico da população, aliado à facilidade de aquisição de bens móveis, tem contribuído para o aumento de veículos circulando nas cidades. E, no interior do Estado temos percebido um aumento significativo de condutores utilizando veículos de duas rodas"”, pontua.
O município de Água Fria foi o que registrou o maior crescimento, 41,80%. Contava em setembro de 2012 com 1.201 veículos e hoje contabiliza 1.703 veículos. A frota de Antônio Cardoso cresceu 37,40%. Atualmente são 1.161 veículos. Feira de Santana conta com uma frota de 237.259 veículos.
 
O município de Santanópolis conta com uma frota de 1.222; Irará com 5.300; Coração de Maria com 4.413; Santa Bárbara com 3.394 veículos; Anguera com 978, São Gonçalo dos Campos com 5.715, Tanquinho com 1.235, candeal com 845, Amélia rodrigues com 5.355, Conceição do Jacuípe com 8.951 e Santo Estevão com 13.820. A 3ª Ciretran fica localizada na Rua A, Complexo Policial S/N, Conjunto Jomafa. Mais informações através do telefone (75) 3603-7730.
 
Informações da Ascom/ 3ª Ciretran FSA-Kenna Martins- Jornalista- DRT-BA 2836

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

IPTU Verde prevê descontos para quem adotar medidas ambientais

Desconto no IPTU
 Em Feira de Santana, quem adotar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente vai ganhar descontos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O projeto “IPTU Verde”, iniciativa do governo municipal já está na Câmara Municipal e prevê incentivos. Os descontos, cumulativos, podem chegar a até 20%, por propriedade – imóvel residencial e não residencial. O projeto deverá ser apreciado pelos vereadores nos próximos dias.

Para o prefeito José Ronaldo de Carvalho, a perda tributária é relativizada pelo ganho na qualidade de vida que as medidas proporcionarão aos feirenses. “Não são medidas tímidas e acredito que a consciência ambiental coletiva, que vem crescendo nos últimos anos, vai levar muitos dos nossos contribuintes a se tornar um ‘contribuinte verde’”.
 
Ele enfatiza que o IPTU Verde será uma ferramenta eficiente, em termos de política pública, capaz de motivar os feirenses a praticar ações efetivas em defesa e preservação do meio ambiente. “Queremos uma cidade ainda melhor e a sua construção é dever de todos nós”. 
 
Para tanto, o contribuinte deverá adotar algumas regras definidas no projeto. Tais como: implantar sistemas de captação de água da chuva, reutilizar  água, de aquecimento hidráulico solar, construir com material reciclado e implantação do telhado verde nas residências.
 
Eles também deverão separar os resíduos sólidos – exclusivo para os condomínios, adaptar calçadas ou calçada cidadã, utilizar energia passiva, o imóvel deve ser arborizado, a edificação deverá ter área permeável e a área ser declarada de preservação permanente – neste último caso a isenção do IPTU é total. O desconto para cada um destes itens é variável.
 
O interessado em obter o benefício tributário, que deverá estar em dia com suas obrigações, e deve procurar a Secretaria de Meio Ambiente, à rua Leolinda Bacelar, 224, na Kalilândia, e protocolar o pedido e a sua justificativa, contendo a medida aplicada em sua edificação ou terreno, devidamente comprovada.
 
O benefício será revogado quando o proprietário inutilizar a medida que levou a concessão do desconto, deixar de pagar uma das prestações do tributo – em caso de parcelamento do débito e não fornecer informações solicitadas pelos órgãos competentes.

Fábrica de placas de gesso é inaugurada no CIS, gerando 300 empregos diretos

Inauguração
 Mais uma empresa multinacional se instalou no município de Feira de Santana, gerando centenas de postos de trabalho e impulsionando a economia local. A Placo Saint-Gobain inaugurou suas instalações nesta terça-feira, 25, no Centro Industrial do Subaé. A solenidade contou com a presença do Governador Jaques Wagner e do prefeito José Ronaldo de Carvalho.

A empresa, que fabrica placas de gesso, atenderá principalmente  ao mercado do Nordeste do país. A unidade está instalada às margens da BR-324, no CIS. O investimento para montagem de sua estrutura física e aquisição de equipamentos ultrapassou o valor de R$ 125 milhões.
 
A Placo faz parte do grupo francês Saint-Gobain, que tem atuação em 64 países. O grupo chegou ao Brasil em 1937 e hoje conta com 56 fábricas, 41 centros de distribuição, 10 minas, 38 lojas e 17 escritórios comerciais.
 
Para o prefeito de Feira de Santana, a chegada da Placo fortalece o polo fabril regional e deverá atrair outras empresas satélites. Além disso, o chefe do Executivo local considera “importantíssimo” o potencial de geração de postos de trabalho da empresa. “Teremos aqui 300 novas vagas de forma direta e outras 150 indiretas, o que proporcionará novas perspectivas para as pessoas que vão ocupar essas funções, a grande maioria delas domiciliadas na nossa cidade e que encontram, na Placo, o tão sonhado emprego”, comentou José Ronaldo.
 
O secretário de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos Borges Júnior, que acompanhou o prefeito, disse que Feira de Santana conquista mais uma empresa “de grande porte” em seu parque industrial, o que demonstra que o município continua sendo um dos mais atrativos do estado para novos investimentos.
 
Para o secretário de Meio Ambiente, Roberto Tourinho, também presente à  solenidade, a Placo, com toda sua tradição e experiência internacional, deverá funcionar de forma a respeitar a legislação municipal, evitando qualquer agressão de ordem ecológica. “Não tenho dúvida de que se trata de um grupo que chega para contribuir para o desenvolvimento regional”. 

Educação indígena e afro-brasileira no Seminário sobre Direito à Diversidade

Palestra
 “Como eu posso trabalhar uma realidade sem tocá-la?”, questionou a professora Nádia Batista Silva, ou Akauã, nome dela na etnia tupinambá, nesta terça-feira, 25, durante o VII Seminário de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade”. O evento prossegue até o dia 28, no espaço de eventos da Gelateria Italiana, com a participação de professores e gestores de Feira de Santana e outros 48 municípios.
“Educação indígena se vivencia. Falar sobre o índio não é apenas comemorar o seu dia, caracterizando seus alunos, sem saber o que estão comemorando”, ressalta Nádia. Durante a mesa-redonda, ela abordou a Lei 11.645/2008, que propõe incluir no currículo oficial da rede de ensino obrigatoriamente o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
 
Nádia destacou a importância dos índios estarem incluídos na política educacional. “A educação é uma intenção política e o índio precisou aprender a falar de igual para igual sobre isso. Estamos formando futuras lideranças com os nossos jovens. Nós somos todos iguais, talvez tenhamos lutas diferentes, culturas diferentes, mas somos todos iguais”, defende.
 
A mesa-redonda contou também com a presença da professora Luciana Nascimento, da Rede Municipal de Ensino, que trouxe para debate aspectos relacionados à cultura afro-brasileira. “Se minha pele é minha linguagem, qual a sua leitura, professor? O seu aluno também tem uma pele que é uma linguagem. É preciso ter muita coragem para ter nela a cor da noite e ainda assim ser intangível”, explicou.
 
“As marcas da minha ancestralidade, das minhas experiências e trajetória me tornam diferente, mas perante os direitos, somos todos iguais. Se pensarmos que somos totalmente iguais de todas as formas, aqueles que possuem diferenças acabam excluídos”, afirma Luciana.
 
A professora Indaiara de Sant’Anna Silva considerou as contribuições do seminário "revelantes". “Nós precisamos buscar sempre novos conhecimentos, e aqui ganhamos novos horizontes. Já visitei tribos indígenas para ter mais propriedade sobre o assunto, não tratar apenas da teoria. É importante que se tenha prática, e vivenciar essas culturas”, conta.

Plano de ação visa reduzir acidentes envolvendo motoboys e motofretistas

Palestra
 Os trabalhadores que atuam integralmente no trânsito e sobre duas rodas foram o foco do II Seminário Sobre Saúde do Trabalhador, realizado na tarde desta terça-feira, 25, no auditório dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde. Estratégias para desenvolver um plano de ação visando a prevenção de acidentes do trabalho envolvendo motoboys e motofretistas foram discutidas durante o evento.

Organizado pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador - CIST, o seminário reuniu representantes de Sindicatos, Vigilância Epidemiológica, SAMU, Corpo de Bombeiros, Ciretran e Superintendência Municipal de Trânsito. Conforme os dados apresentados, Feira de Santana  tem um índice bastante elevado, principalmente no caso de acidentes com moto, responsáveis em média, por 26% das mortes no trânsito. Entre as causas apontadas, está a imprudência de alguns condutores.
         
Na visão de Verena Pires Marinho, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, toda atividade laboral tem que ser desenvolvida com responsabilidade e compromisso em relação à segurança. "E isso exige preparo. Precisamos melhorar a capacitação desses profissionais”, defendeu. O Cerest é um órgão fiscalizador e também assiste, via SUS, o trabalhador acidentado ou portador de doença ocupacional.
         
Na zona rural o foco do Plano de Ação Preventiva contra acidentes são os trabalhadores da agricultura familiar, que frequentemente se tornam vítimas de mordida de cobras e outros animais peçonhentos e estão vulneráveis a contrair doenças, devido a manipulação de agro-tóxicos sem os devidos cuidados.
      
Outra preocupação do Seminário é com o absenteísmo (ausência) no local de trabalho por motivo de doença. Nesse aspecto, a atenção dos órgãos de proteção à segurança e saúde do trabalhador está voltada também para as fábricas e todo o setor industrial onde as estatísticas indicam maior incindência. Durante o evento também ficou definido que no próximo dia 16 de dezembro será dada a largada para uma série de atividades visando prevenir acidentes de trabalho em Feira de Santana.   
 
COMISSÃO
 
De acordo com a lei 8080/90 -  lei orgânica de saúde, a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador - CIST constitui um importante instrumento de Controle Social no âmbito da saúde do trabalhador. Ela funciona como uma câmara técnica de assessoramento do Conselho Municipal de Saúde nos assuntos referentes à saúde do trabalhador. 

Cuca celebra o Dia do Samba com show nesta quinta-feira

Teatro de arena
 O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) antecipa para esta quinta-feira (27) as comemorações do Dia do Samba, celebrado oficialmente no dia 2 de dezembro. O evento, intitulado “100 anos de Samba”, vai ser realizado no Teatro de Arena, às 20h, com entrada franca, numa promoção do Seminário de Música do Cuca.

Artistas como Jota Velloso, Celiah Zaiin, Josana Ribeiro, Júlia Pinho e Luana Reis vão se apresentar e homenagear o samba, com interpretação de obras de consagrados artistas brasileiros.
O Cuca, órgão de difusão cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), funciona na rua Conselheiro Franco, nº 66, Centro, Feira de Santana.
 
Mais informações através dos telefones (75) 3221-9744 e 3221-9766 ou da página do Cuca na internet (www.uefs.br/cuca). 

Obras no Parque Getúlio Vargas serão inauguradas nesta 4ª

Ruas assaltadas
 A praça e a nova pavimentação e iluminação pública da rua São Roque, no Parque Getúlio Vargas, vão ser oficialmente entregues à comunidade nesta quarta-feira, 26, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. Será uma noite de festa no bairro.

 Antônio Carlos dos Santos, que mora na São Roque, lembra que o recapeamento asfáltico modernizou a rua. “Não tem comparação, porque o calçamento já apresentava alguns problemas na sua estrutura”. O material usado foi CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).
 
Ele enfatizou que a rua, que fica entre a avenida Eduardo Fróes da Motta e rua Tucano, é o principal corredor de tráfego do bairro. “Com o asfalto o percurso vai diminuir e não vai beneficiar apenas quem pega o transporte público, mas para os motoristas e motociclistas que passam por aqui”.
 
A praça foi construída na bifurcação entre as ruas São Roque e a Piraí. Além de uma moderna iluminação, com torres dotadas de lâmpadas de vapor de sódio de 400 watts, terá equipamentos para crianças – de eucalipto tratado. É a primeira praça do bairro.
   
A iluminação do bairro também foi modernizada. Os postes ganharam braços de dois metros de cumprimento – os anteriores tinham a metade deste tamanho, as novas lâmpadas, de vapor de sódio e potência de 250 Watts, substituíram lâmpadas de menor potencia de luminosidade.
 
“Os novos equipamentos deixaram a iluminação  da São Roque não apenas mais moderna, mas mais segura para todos os moradores”, afirmou o diretor do Departamento de Iluminação Pública, José Wilton.

Cuca promove lançamento de livro e exposição

Cuca
 A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), convida para o lançamento do livro "Representações sociais de alunos do ensino médio sobre cidadania – Os Enlaces na Conquista dos Direitos", de Cecília de Fátima Boaventura de Macedo, mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social e especialista em Língua Portuguesa. O evento será nesta terça-feira (25), às 20, no Cuca.

Quinta-feira (27/11), às 20h, a Galeria de Arte Carlo Barbosa, localizada no Cuca, realiza vernissage da exposição “Revisitando Leonel Mattos”, do artista Leonel Mattos. Baiano de Coaraci, ele já ganhou prêmios como o II Prêmio Pirelli, V Bienal do Recôncavo e o Brasken de Cultura e Arte. Leonel é um artista de intervenção urbana que já fez vários murais e intervenções efêmeras. A exposição fica no Cuca até 28 de janeiro de 2015.
O Centro Universitário de Cultura e Arte, órgão vinculado à Uefs, funciona na rua Conselheiro Franco, 66, Centro, Feira de Santana. Mais informações através dos telefones (75) 3221-9744 e 3221-9766 ou da página do Cuca na internet www.uefs.br/cuca.

FAT promove I Jornada Científica de Direito a partir de amanhã (26/11)

FAT
 Começa amanhã, 26/11, a I Jornada Científica do curso de Direito da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), que reunirá professores e palestrantes convidados para apresentação de trabalhos científicos de congressos, livros, revistas, papers, dentre outros.

A I Jornada Científica de Direito da FAT acontecerá no auditório da FAT (Edf. Rosilda Dantas), das 18h30 às 22h, amanhã e no dia 28 (sexta-feira). As inscrições podem ser no local do evento, mediante a doação de um pacote de fraldas descartáveis para o Lar do Irmão Velho.
 
Programação:
 
Dia 26/11 – Quarta-feira
 
18h30 – Palestra “Mudanças e reconfigurações no movimento estudantil brasileiro durante o Lulismo” 
 
Prof. Cláudio André de Souza
 
19h30 – Palestra “A nova Teoria Geral do Processo” e Lançamento do livro “Constituição, Processo e Cidadania”
 
Prof. Marcelo Ribeiro
 
Dia  28/11 – Sexta-feira
 
 
18h30 – Palestra “Os direitos humanos emergentes na relação entre o Estado Laico e a religião”
 
Prof. João Eudes de Jesus
 
19h30 h – Palestra “Cultura na Bahia: legislação, desafios e perspectivas de sua institucionalização”
 
Prof. Rafael Fontes

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Comemorações do Novembro Negro seguem até dia 28

Seminário
 A programação do movimento Novembro Negro prossegue em Feira de Santana até o próximo dia 28, intensificando as ações contra a discriminação racial. Nesta segunda-feira, 24, o tema voltou a discussão durante seminário reunindo representantes de secretarias municipais e de entidades não governamentais, no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde.
 
Incentivador das ações de combate ao racismo, o prefeito José Ronaldo de Carvalho repudia qualquer tipo de discriminação. “Todo e qualquer tipo de discriminação deve ser combatido. O Governo Municipal está fazendo a sua parte, mas nós, cidadãos, também devemos fazer a nossa parte, respeitando o próximo”.
 
Já a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, observou o empenho da secretaria para promover a igualdade racial. “Nós todos devemos buscar a união dos povos. E a secretaria está fazendo um trabalho de qualidade, eficiência e, sobretudo, de respeito a todos porque precisamos estar unidos para acabar com qualquer tipo de preconceito”, afirmou.
 
Enquanto isso, o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, observou que as pessoas negras enfrentam problemas tanto em função da pobreza quanto pela cor da pele. E revelou que o Ipea apresentou resultados de pesquisa que comprovam que a quantidade de miseráveis no país está crescendo.
 
Já Lourdes Santana, presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas, informou sobre a continuidade da programação até o próximo dia 28 e destacou a importância da promoção de ações em defesa da igualdade racial.
 
Durante o evento também estiveram compondo a mesa de trabalhos a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ângela Pérsico, o diretor do Departamento de Eventos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Naron Vasconcelos; o professor Bel Pires e o diretor do Departamento de Promoção de Igualdade de Gênero, Igualdade Racial e de Juventude, José Gilenaldo dos Santos.

Distritos passam a contar com ambulâncias novas

Ambulançias
 Todos os distritos de Feira de Santana vão passar a contar com uma ambulância própria na rede pública municipal, todas adquiridas zero quilômetro, para atender à comunidade, 24hs por dia. Mais quatro veículos foram entregues pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta segunda-feira, 24, durante solenidade na Secretaria Municipal de Saúde (Sedes).

As quatro ambulâncias entregues nesta nova remessa vão atender às comunidades dos distritos de Maria Quitéria, Jaguara, Matinha e Tiquaruçu. E, além destas, somente este ano já foram adquiridas também outras seis com recursos próprios do Município, sendo quatro para a Central de Ambulâncias e outras duas para transportar pacientes para Salvador.
 
Ao entregar as novas ambulâncias, o prefeito José Ronaldo ressaltou o emprenho do Governo Municipal em promover a renovação da frota de veículos próprios atendendo à saúde pública. “Estamos colocando ambulâncias novas em todos os oito distritos. Isto é uma conquista da Secretaria Municipal de Saúde para a comunidade rural dos distritos feirenses”, informou.
 
A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, informou que o Governo Municipal está investindo na saúde pública visando garantir que o Município passe a dispor de ambulâncias em número suficiente para atender à demanda dos usuários.

Servidores da Câmara participam do Novembro Azul

Ações de saúde
 A programação do Novembro Azul, mês em que é desenvolvida a campanha preventiva e de conscientização sobre o câncer de próstata, foi levada aos servidores da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 24. As ações aconteceram a partir das 8h30, no Pátio da Casa da Cidadania.

A iniciativa foi da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Desportos da Casa, juntamente com o Deputado Estadual José de Arimatéia (Presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa), em parceria com a Prefeitura Municipal.
 
A equipe da Secretaria de Saúde, formada por diversos profissionais, realizou exames de glicemia, PSA, palestras, educacionais sobre a prevenção ao diabetes, câncer de próstata, anemia falciforme, exame oftalmológico, entre outros.
 
A vereadora Neinha Bastos, presidente da Comissão de Saúde da Casa, observa que a iniciativa é inédita. “Isso vale para lembrar e incentivar aos homens que precisam se cuidar. Porque o homem é muito mais disperso neste sentido. Creio que essa será a primeira de muitas participações da Câmara de Vereadores no Novembro Azul”, acredita.

Asa Branca terá as principais ruas totalmente pavimentadas

Obras
 Com o início das obras de pavimentação a paralelepípedo da rua Bahia, na manhã desta segunda-feira, 24, o Governo Municipal atinge 100% de urbanização das maiores ruas do bairro Asa Branca. O serviço está sendo executado com recursos próprios do Município e deve ser concluído dentro de 120 dias.

Com esta nova intervenção, a Prefeitura está urbanizando mais 7.200 metros quadrados de vias públicas. E as obras já começaram, com a topografia e a terraplenagem da rua, executada pela Construtora Ramos, vencedora de licitação pública promovida pelo Governo Municipal.
 
Ao autorizar o início do serviço, o prefeito José Ronaldo de Carvalho observou que o Governo Municipal já executou obras nas principais vias de acesso do bairro Asa Branca, restando agora só a rua Assis e as ruas transversais. “Todas as vezes que lançamos obras, estamos aqui no bairro Asa Branca. E iremos incluir mais ruas no próximo pacote de obras”, frisou o prefeito.
 
Durante o início das obras também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), José Pinheiro, e também o vereador David Neto.

Novembro Negro ganha força no município

Monte Zion
 A programação do Novembro Negro, em Feira de Santana, levou na noite desta sexta-feira, 22, artistas da terra a subirem ao palco montado no estacionamento da Prefeitura Municipal, para com uma plateia de reggae man, comemorar o Dia da Consciência Negra – 20 de novembro.

Mensagens de amor, paz e revolução social foram transmitidas nas letras de algumas músicas interpretadas por Leo Batera, Libu do Reggae, Japeople, Leo Laranja, Rafael e Tom Brown.  “O dia da consciência deve ser todos os dias. O negro não é só marginalidade. Ele tem história, valores e busca o seu espaço”, comentou Tom.
 
A banda Monte Zion foi a principal e última atração a subir ao palco. Abriu seu show com “Uma Brasileira”, da banda Paralamas do Sucesso. Ao acompanhar as apresentações, o diretor de Eventos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Naron Vasconcelos, observou que o Novembro Negro, que chega a sua segunda edição, ganhou força no município.
 
“Estamos superando as expectativas com relação a grande participação das entidades afros”. São representantes de blocos e afoxés, escolas de samba, do reggae, além de pais, mães e filhos de santo.
 
Programação
 
A programação do Novembro Negro continua neste sábado, 23, com a marcha em alusão a Zumbi dos Palmares, a partir das 8h, saindo da Praça da Matriz com destino ao estacionamento da Prefeitura. Haverá, ainda, das 14h às 17h00, rodas de capoeira, conversa com mestres e orquestra de berimbau. Um desfile de moda da estilista Flavia Sacramento com show de Marizélia e “Os Coisinho” está previsto para as 18h e, às 21h, show de reggae.
 
No domingo, das 9h ao meio dia, além da movimentação nos stands montados no estacionamento da prefeitura, haverá apresentação do projeto Ganga Zumba, dirigido por Neto de Gandi. Show de Zé das Congas e alunos do percussionista e encerrando com o samba de roda, patrimônio imaterial da humanidade, animado pelo grupo Quilombo.   

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Governo municipal concede descontos para melhorar transporte coletivo

Transporte coletivo
 O Governo Municipal reduziu de 5% para 2% a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) incidente sobre o serviço público de transporte regular coletivo, prestado exclusivamente por ônibus, integrante do sistema de transporte de passageiros em Feira de Santana. A iniciativa visa proporcionar mais “fôlego” às empresas do setor para investirem na renovação da frota que serve à população.

A adoção da medida foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta sexta-feira, 21, com a aprovação da Lei Complementar nº 089, publicada em jornal de circulação na cidade. Observou que os efeitos somente ocorrerão a partir do dia 1º de janeiro de 2015, com a implementação das medidas previstas no Art. 14, da Lei Federal nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).
 
José Ronaldo ressaltou que com a adoção da medida, o sistema de transporte coletivo realizado por ônibus no município se tornará bem mais competitivo. Desta forma, as empresas consequentemente poderão oferecer melhor serviço de transporte público na cidade.
 
Além desta medida, o Governo Municipal também está promovendo estudo amplo do sistema de transporte coletivo urbano, que deve ser concluído até final deste ano, visando a adoção de novas medidas para eficientizar o sistema no município. “São esforços que estamos fazendo com muita cautela e estamos fazendo tudo dentro da lei”, observou.
 
Para implantação da lei, o Governo Municipal está adotando medidas de compensação para a renúncia de receita, através de incrementos que serão consolidados em 2015.