Musica na Escola
|
Aulas de música em diferentes modalidades e a formação de fanfarras e da Orquestra Infanto-juvenil Princesa do Sertão. Estes são alguns dos destaques do Programa Música na Escola, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, que será lançado nesta quinta-feira, 27, às 8h30min., na Fundação Senhor dos Passos. A iniciativa vai atingir num primeiro momento mais de 7 mil alunos.
O Música na Escola irá auxiliar na construção do conhecimento significativo com aulas ministradas por profissionais capacitados, habilitados para o ensino prático da música. O programa compreende quatro subprojetos: Cantando na Escola, Música em Ação, Instrumenta e Orquestra Sinfônica Infanto-juvenil de Feira de Santana.
O projeto Cantando na Escola existe desde 2013 e já permitiu a formação de 16 corais com canto coral tradicional e performático. Agora ele passa a integrar o programa que é mais amplo. Pretende-se que o desejo pela iniciação musical seja internalizado pelas crianças. "Queremos formar mais de 50 corais a partir de 2015", diz a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.
Através do projeto Instrumenta os alunos de 20 escolas terão a oportunidade de aprender pelo menos um dos instrumentos contemplados pela ação: teclado, violão popular, flauta-doce (soprano e contralto) e acordeon. Além das 20 escolas contempladas pela Seduc, mais duas escolas serão patrocinadas pela Belgo/ArcelorMittal nas modalidades flauta doce e violino. Os grupos de formação vão reunir cinco alunos por turma, no máximo.
Nos distritos de Feira de Santana, será desenvolvido o projeto Música em Ação, cujo objetivo é a formação de grupos de fanfarra em escolas que funcionam como núcleo nas sedes dos distrito. Também será instituída a Orquestra Sinfônica Infanto-juvenil de Feira de Santana, com a participação de 70 jovens músicos da rede municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário