Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Plano de ação visa reduzir acidentes envolvendo motoboys e motofretistas

Palestra
 Os trabalhadores que atuam integralmente no trânsito e sobre duas rodas foram o foco do II Seminário Sobre Saúde do Trabalhador, realizado na tarde desta terça-feira, 25, no auditório dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde. Estratégias para desenvolver um plano de ação visando a prevenção de acidentes do trabalho envolvendo motoboys e motofretistas foram discutidas durante o evento.

Organizado pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador - CIST, o seminário reuniu representantes de Sindicatos, Vigilância Epidemiológica, SAMU, Corpo de Bombeiros, Ciretran e Superintendência Municipal de Trânsito. Conforme os dados apresentados, Feira de Santana  tem um índice bastante elevado, principalmente no caso de acidentes com moto, responsáveis em média, por 26% das mortes no trânsito. Entre as causas apontadas, está a imprudência de alguns condutores.
         
Na visão de Verena Pires Marinho, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, toda atividade laboral tem que ser desenvolvida com responsabilidade e compromisso em relação à segurança. "E isso exige preparo. Precisamos melhorar a capacitação desses profissionais”, defendeu. O Cerest é um órgão fiscalizador e também assiste, via SUS, o trabalhador acidentado ou portador de doença ocupacional.
         
Na zona rural o foco do Plano de Ação Preventiva contra acidentes são os trabalhadores da agricultura familiar, que frequentemente se tornam vítimas de mordida de cobras e outros animais peçonhentos e estão vulneráveis a contrair doenças, devido a manipulação de agro-tóxicos sem os devidos cuidados.
      
Outra preocupação do Seminário é com o absenteísmo (ausência) no local de trabalho por motivo de doença. Nesse aspecto, a atenção dos órgãos de proteção à segurança e saúde do trabalhador está voltada também para as fábricas e todo o setor industrial onde as estatísticas indicam maior incindência. Durante o evento também ficou definido que no próximo dia 16 de dezembro será dada a largada para uma série de atividades visando prevenir acidentes de trabalho em Feira de Santana.   
 
COMISSÃO
 
De acordo com a lei 8080/90 -  lei orgânica de saúde, a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador - CIST constitui um importante instrumento de Controle Social no âmbito da saúde do trabalhador. Ela funciona como uma câmara técnica de assessoramento do Conselho Municipal de Saúde nos assuntos referentes à saúde do trabalhador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário