Parturientes
|
De janeiro a outubro deste ano, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, realizou 4.142 partos, sendo 2.162 cesarianas e 1.980 normais. A média de partos, por dia, chegou a 14. A maior demanda foi de pacientes que residem na cidade, seguida dos municípios pactuados a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também de outras cidades circunvizinhas.
Durante esse período, foram realizadas 1.034 curetagens e demais ocorrências obstétricas somaram 761. A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, atribui a demanda expressiva à qualidade da assistência oferecida, a disponibilidade de uma UTI Neonatal, o berçário de médio risco e a agilidade no atendimento.
“O Hospital da Mulher é referência em média complexidade”, observa. Nos primeiros dez meses do ano, ainda conforme levantamento, 198 recém-nascidos permaneceram internados na UTI Neonatal e 269 no berçário. A capacidade da unidade é de 72 leitos de obstetrícia, sete berçários de médio risco e oito UTI/Neonatal.
A equipe é composta de três obstetras plantonistas, três diaristas em obstetrícia – profissional responsável em visitar as pacientes nas enfermarias – dois pediatras, sendo um neonatologista, e mais dois diaristas, além de um anestesista 24h. Gilberte Lucas lembra que pacientes submetidas à cesariana permanecem internadas por um período de 48h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário