Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

sábado, 24 de agosto de 2013

Eleição de diretores de escolas do município corre em clima de tranquilidade



Transcorreu em clima de tranquilidade durante toda esta sexta-feira (23/08), a votação para escolher os novos gestores (diretores e vice-diretores), das escolas municipais que vão atuar no período entre 2013 e 2017. Estudantes, pais, servidores e professores participaram do processo democrático que ocorreu em 73 escolas da sede e 42 nos distritos. Nas demais unidades, não houve inscrição de chapas.

Em muitas escolas, os estudantes celebraram a participação no pleito. “Participar diretamente desse momento é uma responsabilidade grande, me sinto como uma porta-voz da minha turma”, disse Girley Alves, estudante do 5º ano da Escola Municipal Ana Brandoa,  no Tomba.

A aluna e outra colega foram escolhidas para representar a turma na eleição dos diretores. Na opinião de Girley, o pleito é uma etapa importante no contexto escolar, já que permite e valoriza a participação de todos os segmentos da comunidade. "Todos devem participar de alguma forma, votando ou mesmo discutindo as propostas dos candidatos", defende a aluna.

Em cada escola, uma junta foi responsável pelo pleito, coordenando todas as atividades relacionadas à eleição. Além dessas, uma junta itinerante visitou dezenas de escolas com o objetivo de acompanhar de perto a eleição. "Valorizamos este processo democrático que pode influenciar mudanças na escola", destacou Isac Faria, diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Educacional, Dade.

O professor Germano Barreto, diretor da APLB-Sindicato, é um dos integrantes da Comissão Eleitoral Central, encarregada de acompanhar o pleito. De acordo com ele, esta eleição pode implicar em algumas mudanças nas escolas. "A partir da exigência da formação em nível superior para os gestores, nossa expectativa é de podermos contar com gestores mais atuantes em cada unidade", destacou Germano.

Desde às 17h, os primeiros resultados da eleição começam a chegar na Secretaria de Educação. As juntas eleitorais apresentam o material colhido em cada unidade, contendo o boletim com os resultados, a ata e a relação de assinaturas dos votantes. Depois de conferido pela Comissão Eleitoral Central, na Secretaria da Educação, o material é encaminhado para o Setor de Informações Educacionais, onde os votos estão sendo totalizados. Também na própria Seduc, um telão foi montado para que os servidores possam acompanhar a divulgação dos resultados. (Lineia Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário