Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

terça-feira, 20 de agosto de 2013

UTI Neonatal do Hospital da Mulher interna 130 no 1º semestre



foto 
De janeiro a julho, o Hospital da Mulher registrou 130 internamentos de prematuros na sua UTI Neonatal, com pico em março, com 25 casos. No mesmo período, 203 crianças deram entrada na unidade semi-intensiva da instituição – março também foi o mês de maior demanda neste setor, com 35 casos. 

“São recém-nascidos de Feira de Santana, de municípios pactuados e não pactuados”, disse a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas – a entidade é mantenedora do Hospital da Mulher. Ela disse considerar a quantidade significativa – somados ambos os casos. São cerca de 10% da quantidade de nascimentos na instituição, no período citado.

São consideradas prematuras todas as crianças que nascerem antes de completar 37 semanas. São vários os motivos que levam a criança a nascer antes do tempo, entre eles a gravidez na adolescência, a não realização de consultas do pré-natal, grávidas com hipertensão, diabetes, entre outros. Uma gravidez completa dura nove meses, ou 40 semanas.

Em média, estas crianças ficam 30 internadas e recebem atendimento altamente especializado, durante 24 horas, de uma equipe formada por neonatologista, fonoaudióloga, fisioterapeuta e enfermeira. Quando não mais apresentam problemas de saúde e ganham peso, são liberados da UTI, mas geralmente vão participar do Projeto Mãe Canguru, que os ajuda na recuperação.

A terceira etapa do tratamento é feita no ambulatório. A criança é acompanhada por médicos, que as assistem periodicamente. A alta definitiva é assinada apenas quando o bebê atinge 2,5 quilos – isto se não apresentar problemas de saúde.

UTI Neonatal
Janeiro – 19 crianças
Fevereiro – 17
Março – 25
Abril – 12
Maio – 19
Junho – 18
Julho – 20

Berçário de Alto Risco
Janeiro – 31 crianças
Fevereiro – 27
Março – 35
Abril – 24
Maio – 28
Junho – 28
Julho – 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário