Submarino

MICARETA 2024

sábado, 19 de novembro de 2011

Amor Exigente é lançado em Feira de Santana


Feira de Santana agora é um dos 28 municípios brasileiros contemplados com o programa Amor Exigente. A iniciativa desenvolvida a partir da parceria entre o Governo Federal e Governo Municipal foi lançado na noite desta sexta-feira (18), no auditório da Universidade Associação Educacional Leonardo da Vinci (Uniasselvi).
O “Amor Exigente” consiste na formação de grupos de mútua e auto-ajuda que tem como finalidade proteger, orientar e reorganizar famílias que sofrem com o desequilíbrio emocional em virtude do uso do álcool e outras drogas.

De acordo com o secretário de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas, o projeto trabalha diretamente com familiares de depentes químicos. “O Amor Exigente, que já possui 1300 grupos espalhados em todo o país, é de fundamental importância porque trabalha com as famílias, que muitas vezes não sabem lidar com a dependência química e terminam por excluir estas pessoas do seio familiar”, salientou.

Para Mizael, este apoio é necessário para que o dependente consiga se libertar das drogas. “Quando doamos sentimento, atenção e cuidado podemos contribuir para que o indivíduo saia da situação de prostração em que se encontra”, ressalta.

A servidora municipal Lucia Miranda ressalta que após passar por tratamentos para deixar o vício, o dependente volta com outra visão de mundo. “É preciso que as famílias estejam preparadas para o retorno desta pessoa a convivência familiar. E é neste momento que a coloboração torna-se importante para que o indivíduo seja reinserido na comunidade com outro padrão de vida”, informa.

A programação de lançamento do Amor Exigente continua neste sábado (19), a partir das 8h30, com a realização de oficinas sobre princípios básicos e éticos do programa, trabalhos em grupo e tira dúvidas. No domingo (20), das 8h às 12h, acontece um encontro para criação de propostas para a criação do grupo.

O programa será desenvolvimento no município pela Secretaria de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos, com o apoio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social (SEDES), além de instituições ligadas à segurança pública e de apoio ao sócio-educativo.
 
A cerimônia de lançamento contou com a presença de representantes da secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho Municipal Anti Drogas, Amor Exigente e Central Única das Favelas (CUFA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário