Submarino

MICARETA 2024

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Uefs integra consórcio de projeto aprovado pela União Européia


O projeto de pesquisa “Análise da efetividade das estratégias de gestão comunitária para a conservação da diversidade biocultural – Combioserve” foi um dos contemplados no FP7, programa de financiamento da União Européia. O projeto é fruto de parceria entre instituições de diversos países, dentre elas a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), tendo à frente o professor doutor Fábio Pedro Bandeira, do Departamento de Ciências Biológicas e coordenador do Combioserve no Brasil.

O consórcio Combioserve tem como objetivo identificar as condições e os princípios de conservação de base comunitária em determinados locais no México, Brasil e Bolívia, trabalhando em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), comunidades indígenas e locais.

Segundo o professor Fábio Pedro Bandeira, “muitas comunidades rurais e indígenas da América Latina e do Caribe têm desenvolvido historicamente estratégias tanto para regulamentar o uso da terra e conservar a biodiversidade quanto para aumentar os meios de subsistência e reduzir os conflitos”.

Tradições culturais

O projeto, com data de início para janeiro de 2012 e duração de 36 meses, avaliará as trajetórias passadas e presentes e os futuros cenários de mudanças ambientais. Examinará também a dependência individual e coletiva dos recursos naturais e dos ecossistemas,  bem como as tradições culturais, os sistemas de conhecimento e os arranjos institucionais que permitiram às comunidades a construção de estratégias de conservação coletiva para lidar com tensões sociais.

FP7 é a sigla que designa o Sétimo Programa-Quadro para a Investigação e Desenvolvimento Tecnológico. Os projetos que buscam a excelência são avaliados e aprovados por meio de editais lançados anualmente em 10 áreas do conhecimento: saúde, alimentos e biotecnologia, tecnologias da informação e comunicação, nanotecnologia, energia, meio ambiente, transportes, ciências humanas, espaço e segurança. As equipes são montadas em consórcios com instituições de países europeus e de outros países, como o Brasil.

O Combioserve inclui, além da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), as seguintes instituições: Universidad Mayor de San Simon (Bolívia) Instituto de Ecología, A.C. (México), Universitaet Fuer Bodenkultur Wien (Áustria), Universitat Autonoma de Barcelona (Espanha), Vereniging Voor Christelijk Hoger Onderwijs Wetenschappelijk Onderzoek en Patientenzorg (Holanda), Associação Nacional de Ação Indigenista (Brasil), Consejo Regional Indígena y Popular de X’pujil S.C. (México), Centro Boliviano de Investigación y Desarrollo Socio Integral (Bolívia) e The Global Diversity Foundation Limited by Guarantee (Reino Unido).
Ascom/Uefs

Nenhum comentário:

Postar um comentário