Submarino

MICARETA 2024

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Chuva forte alaga ruas e a Câmara de Vereadores de Brumado


Diversas ruas, casas e estabelecimentos amanheceram alagados nesta quinta-feira (24), no município de Brumado, no sudoeste da Bahia, após uma forte chuva. Até mesmo a Câmara de Vereadores da cidade foi invadida pela água, causando transtornos aos funcionários.
De acordo com o responsável pela Secretaria de Infraestrtura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano do município, André Luis Cardoso, o alagamento na Câmara atingiu a área próxima ao plenário, que já está sendo limpa. Já os gabinetes, ainda segundo André Luis, não foram atingidos e os funcionários seguem com seu expediente normal.
Embora ruas e casas tenham ficado alagadas, não há registro de desabamentos ou desabrigados por causa da chuva, informou o secretário.  
"Hoje circulamos pela rua para fazer o mapeamento dos locais com alagamento para ver o que pode ser feito, como uma drenagem subterrânea. A área mais preocupante é uma rede de drenagem mais antiga, localizada no bairro Novo Brumado, onde casas e estabelecimentos comerciais foram construídos por cima dela. Quando chove, a água transborda e alaga os imóveis", aponta André Luis.
André Luis explica que para o problema ser resolvido no bairro seria necessário que todos os moradores se disponibilizassem a deixar os imóveis. "Não são todos que demonstram desejo de que a questão seja resolvida. No início do ano algumas pessoas nos procuraram com esse pedido e nós as orientamos a irem até o Ministério Público para que a Justiça nos autorizasse a interferir na área. Até agora não recebemos nenhum retorno", diz.
Para a comerciante Paulinha Gomes Silva, a rede de drenagem não foi feita adequadamente e, segundo ela, foi construída depois dos imóveis que estão no local. “A rede de drenagem foi construída cortando as casas e toda vez que chove a água invade os terrenos", reclama. Sobre os transtornos dos alagamentos, ela diz que "Nas ruas dá para o carro passar, mas arriscando", observa.
De acordo com o Climatempo, a previsão é de tempo chuvoso em Brumado durante quinta e sexta-feira (25). O sol deve voltar a aparecer no sábado (26), mas com muitas nuvens durante o dia, podendo chover a qualquer hora. 
Para que a chuva forte não cause tantos transtornos à população, o secretário diz que algumas medidas já estão sendo adotadas. "Uma equipe está na rua fazendo a limpeza e duas empresas estão cuidando das vias com o serviço de tapa buraco", pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário