Submarino

MICARETA 2024

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mais cirurgias eletivas para Feira e macrorregião


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar um lote extra de cirurgias eletivas à população de Feira de Santana e de mais 72 municípios que integram a macrorregião. A medida atende a portaria nº 2.318, do Ministério da Saúde (MS), de 30 de setembro de 2011, que redefine a estratégia para a implantação de acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos.
São consideradas eletivas as cirurgias que não são de urgência/emergência e podem ser programadas. Na macrorregião de Feira de Santana, os recursos serão distribuídos em dois componentes: II – ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, vascular e oftalmologia; e III – cirurgias ginecológicas de saúde da mulher e de herniorrafias (hérnias), com opções de abranger procedimentos do componente I – cirurgias de catarata.
De acordo com o diretor do departamento de Atenção à Saúde da SMS, Ricardo Souza, as propostas de cirurgias eletivas serão realizadas em duas etapas. “A primeira já será encerrada no dia 31 de dezembro para avaliação dos resultados. O MS vai monitorar as cirurgias para saber quantas foram feitas e assim avaliar os municípios que conseguiram executar 50% dos recursos. A segunda etapa estará condicionada a este percentual”, esclarece.
O secretário de Saúde, Getúlio Barbosa, informa que já foi realizada reunião com representantes dos hospitais e clínicas credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), onde serão realizadas as cirurgias eletivas. “No encontro, solicitamos aos prestadores credenciados nas especialidades definidas na portaria o apoio e empenho na realização das propostas pactuadas conforme os procedimentos cirúrgicos eletivos, para que possamos aumentar expressivamente a quantidade de cirurgias, apesar do curto espaço de tempo”, salienta.
São prestadores: Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), Hospital Ortopédico (HORT), Hospital D. Pedro de Alcântara (HDPA), Matter Dei, Otorrinos, HTO, além das unidades voltadas à oftalmologia: HCOE, Oftalmed, CLOF, Oftalmofeira, SOS e IOFS. Para serem contemplados com as cirurgias eletivas, os pacientes deverão ser referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF) de cada município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário