Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Cantigas de roda tradicionais ganham releituras no CEMEI Anchieta Nery

foto
Trazer novos valores e significados para brincadeiras tradicionais é o principal objetivo do projeto “Cantigas de Valor”, do Centro Municipal de Educação Infantil Manoel Anchieta Nery de Souza, localizado no bairro Mangabeira. Nesta quarta-feira, 31, professores e alunos do grupo 1 ao 5 ressignificaram as músicas, cantaram e discutiram valores como solidariedade, respeito e honestidade.
 
O projeto é baseado na coleção de livros homônima, do autor Isaque Folha. As conhecidas cantigas de roda ganham novas versões e abordagem, promovendo a reflexão entre as crianças e professores. “Não queremos tirar a essência das cantigas, que são tradicionais e devem ser valorizadas. Nossa intenção é utilizá-las como gancho para abordar valores. Quando dizemos que não se deve atirar o pau no gato, estamos fazendo com que as crianças pensem e vejam aquilo por outro ângulo”, explica Livya Moura Almeida, diretora do Cemei.
 foto
Desta forma, o "Cantigas de Valor" promove o aprendizado e brincadeiras ao mesmo tempo. Na primeira etapa da atividade, os alunos fazem uma roda para cantar a música original; depois, através da dramatização, a história é apresentada como seria na vida real; e finalmente uma nova versão é exposta para os alunos. “Não é que essas cantigas tragam mensagens totalmente ruins, mas aproveitamos para adaptá-las e trazer novas leituras, algo mais interessante ainda”, relata Livya.
 
A pequena Dafine da Silva Dias, de apenas seis anos, já aprendeu a lição. “Não podemos atirar nada nos animais, é muito feio. Já vi pessoas maltratando os bichinhos que minha avó dá comida e reclamei com eles! Não gosto de violência contra os animais”, diz ela.
 foto
“Meus irmãos viram uma pessoa machucando um filhote de gato, mas não fizeram nada por que eles não sabiam, como eu sei, que isso é errado. Eu teria feito alguma coisa, já sei o quanto é feio”, afirma Rebeca Evelyn de Jesus Oliveira, também de seis anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário