Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Julgamento do nelore é iniciado na Expofeira

Julgamento do nelore
 Os animais são observados de todos os ângulos pelo juiz, que circula próximo a bovinos e equinos, sob o olhar atento, quase nervoso, dos tratadores, que os posicionam. Depois, o veredicto. Numa linguagem que apenas o pessoal do setor entende, ele mostra virtudes e defeitos de cada um deles, e depois aponta o vencedor.

Aos olhos dos leigos, todos os animais são bonitos, todos de qualidade superior. Mas os juiz vê defeitos onde o público vê qualidade. O nelore é julgado em várias categorias.
 
Os julgamentos dos animais na 41ª Expofeira já foram iniciados. A avaliação é no olho, mas obedece normas estabelecidas pelos núcleos de criadores.
 
Criador de grandes campeões em exposições realizadas em várias regiões do país, Miguel Pinto disse que a experiência ao longo dos anos lhe deu tranquilidade no momento da avaliação.
 
Os julgamentos contam pontos no ranking nacional da raça. “Por isso temos que caprichar e apresentar o que temos de melhor”, disse Miguel Pinto.
 
Os vencedores podem se tornar doadores de sêmen ou de embriões. Também é valorizado no mercado. O criador vê o seu preço subir imediatamente. “Vencer na Expofeira torna o animal um parâmetro, um referencial”, explica Miguel Pinto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário