Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

sábado, 3 de setembro de 2016

SMS promove capacitação visando atendimento a vítimas de violência

foto
A violência também é considerada um assunto de saúde pública. Oferecer a promoção de saúde com atendimento humanizado para as vítimas desses agravos é uma preocupação da Secretaria Municipal de Saúde, que realizou nesta quarta-feira, 31, através da Vigilância Epidemiológica, um evento de Atualização da Ficha de Vidência Interpessoal/Autoprovocada em situação de violência.
 
O objetivo desse evento foi articular as unidades de saúde com a rede de proteção. A enfermeira referência em violência interpessoal e autoprovocada, Jane Almeida, conduziu a palestra levando aos profissionais informações mais características desses agravos e a procedência do preenchimento da ficha de notificação.  Um debate sobre os cuidados que devem ser prestados às vítimas de agressão, foi realizado pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica (Viep), Francisca Lúcia Oliveira junto com a enfermeira.
 
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) aproveitaram a reunião para esclarecer as diferentes funções destas unidades, a primeira trata do acompanhamento em situações de conflitos familiar, de forma preventiva a violência, já o Creas acompanha crianças e adolescentes que são vítimas de atos violentos.
 
Ao fim da palestra, aconteceu uma atividade para testar o conhecimento dos presentes. A enfermeira, Carla Freitas, que participou do evento, afirma que essas ações são importantes para “esclarecer dúvidas e avaliar a vivência de cada profissional nas unidades”. Marcaram presença no local, profissionais das Unidades Básicas de Saúde, do Conselho Tutelar, do Centro de Referência Maria Quitéria, Creas e Cras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário