Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Concluída medição de radiação em antenas de telefonia

Medição
 A intensidade de emissão de micro ondas de todas as antenas de telefonia celular instaladas em Feira de Santana foi aferida através de ação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) e o Instituto Politécnico da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O trabalho foi finalizado e o laudo técnico está sendo aguardado pelo órgão municipal. Caso o resultado aponte irregularidades, serão aplicadas as penalidades previstas.

Foram verificadas antenas no centro cidade e nos bairros Brasília, Pedra do Descanso, Ponto Central, Capuchinhos, Santa Mônica I e II, Panorama, Tomba, CIS Tomba, Feira VII, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Gabriela, Campo Limpo, Cidade Nova, Caseb, Conceição e Parque Getúlio Vargas.
 
O técnico da SEMMAM, Sérgio Aras, explica que algumas operadoras não têm cumprido integralmente as legislações no tocante ao licenciamento de suas antenas. “Por isso, o objetivo da ação é justamente trazer o científico para o prático. Assim, houve a necessidade de se fazer um levantamento de campo que permite medir o campo eletro magnético das torres de telefonia na cidade e vê as condições”, disse.
 
RISCOS
 
As radiações das antenas existentes em torres de telefonia celular podem causar riscos às pessoas que estão expostas as ondas continuamente. “Ninguém pode vê-la, mas a poluição eletromagnética está espalhada por toda a parte, ocupando o espaço e atravessando qualquer tipo de matéria viva ou inorgânica”, relata Sérgio Aras.
 
Ele disse ainda que com o estudo tem se notado que as operadoras que licenciam o serviço terceirizam os espaços dentro da sua antena. Isso é chamado de princípio de compartilhamento. “O problema do compartilhamento é justamente o da altura. Mas, vale salientar que a cada compartilhamento é necessário que seja feito um novo licenciamento e cabe ao município aprová-lo ou não”, informa.
 
Segundo o professor Adelino da Silva Ribeiro, do Instituto Politécnico da UFBA, a partir da medição é possível ter o controle da radiação sobre organismo das pessoas. “Com a medição, o técnico consegue detectar se existe ou não interferência ou riscos para a população”, salienta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário