Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

José Ronaldo emite nota sobre suspensão da licitação do BRT

Projeto do BRT
 O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), emitiu na manhã desta terça-feira (02/12), uma nota pública relatando a suspensão do processo de licitação para implantação do BRT no município.

A licitação estava programada para a próxima quinta-feira 4 de dezembro. De acordo com o prefeito de Feira, “a licitação foi adiada para mostrar ao povo de Feira de Santana o quanto o BRT é importante para o município e que o projeto foi feito respeitando todos os aspectos técnicos e ambientais” e também por ter sido solicitado pelo Ministérios Públicos Federal e Estadual mais dados sobre o projeto.
 
Nota Pública
 
Melhorar o serviço de transporte público em Feira de Santana,  há décadas, um dos maiores desafios desta cidade, é uma das prioridades da atual Administração Municipal. Depois de  extraordinário esforço de toda a equipe técnica do Governo, finalmente, em maio de 2014, foi concluído  e entregue à Caixa Econômica Federal o projeto executivo para implantação de um sistema que deverá proporcionar uma nova realidade na prestação deste serviço: o BRT.
 
Esta cidade deverá receber o maior investimento já registrado no interior do Nordeste, em transporte urbano, cerca de R$ 97 milhões. O sistema BRT, que será implantado aqui, resultou em melhoria significativa da qualidade do serviço em algumas grandes cidades brasileiras.
 
Nesse período, sempre em consonância com recomendações dos órgãos ministeriais, o Governo desenvolveu exaustiva agenda de discussões, levando o projeto, que fora concebido por empresa especializada, aos mais diversos segmentos da sociedade feirense. 
 
Entidades civis representativas de variadas classes e a egrégia Câmara de Vereadores receberam apresentação da proposta técnica.
 
Consulta Pública foi realizada, com ampla divulgação pelos meios de comunicação, processo que culminou com mais de 1.500 acessos via internet e 45 sugestões, algumas delas aproveitadas na operacionalização do sistema, por se tratar de contribuições importantes.
 
Recentemente, diante da finalização das providências legais por parte da instituição financeira responsável pela operação de crédito, o Governo anunciou o esperado lançamento do edital de licitação para contratação da empresa que realizará as obras físicas e a implantação do BRT. A solenidade aconteceria no dia 4 de dezembro.
 
Todavia, em respeito a recomendação do Ministério Público Estadual, que deseja pactuar com o Governo um entendimento para ampliar as discussões sobre o projeto, o Poder Executivo, orientado pela Procuradoria Geral do Município, decide adiar a deflagração do procedimento licitatório.  A medida não traz qualquer prejuízo à proposta de implantação do BRT, que uma vez em funcionamento, proporcionará avanços definitivos ao sistema de transporte urbano desta cidade.
 
José Ronaldo de Carvalho
Prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário