Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quarta-feira, 26 de março de 2014

Feira integra programa de combate ao crack

Feira de Santana integra-se ao “Programa Crack: é possível vencer”, do governo federal, que tem como objetivo oferecer alternativa de tratamento para quem deseja deixar a droga, trabalho a ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), em parceria com Educação e Saúde. Nesta quinta-feira, 27, acontece a segunda reunião presencial do Comitê Gestor Estadual do projeto, na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, em Salvador, quando serão planejadas e definidas ações conjuntas.

Na área da saúde, o projeto envolve os centros de assistência psicossocial, dois consultórios de rua, terá uma unidade de acolhimento, leitos especializados. No setor de assistência social, terá o serviço de abordagem social nas ruas, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), participação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e serviço de acolhimento e comunidades terapêuticas. Contará com 150 profissionais de segurança – 80 da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e os demais da Polícia Militar.

Consultório de rua são equipes  de saúde móveis que prestam atenção integral à saúde da população em situação de rua, com equipes profissionais de várias formações.A Unidade de Acolhimento Adulto - UAA é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial que oferece acolhimento transitório às pessoas de ambos os sexos, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

Os leitos especializados oferecem suporte hospitalar de curta duração, funcionando em tempo integral, todos os dias. O Serviço de Abordagem Social na Rua é realizado nos espaços públicos com maior concentração de pessoas em situação de risco pessoal e social que podem estar associadas ao uso de drogas.  Comunidades Terapêuticas são Instituições privadas, sem fins lucrativos e financiadas, em parte, pelo poder público. Oferecem gratuitamente acolhimento para pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de drogas.

Segundo Carlos Lacerda, diretor de Assistência Social da Sedeso, Feira de Santana já tomou todas as providências em relação ao consultório na rua. “Estamos aguardando apenas uma manifestação por parte do Ministério da Saúde. Muitos avanços foram feitos, principalmente na área de assistência social. Contratamos inicialmente duas equipes para abordagem social nas ruas, mas achamos por bem aumentar esse contingente para quatro”,  explicou.

“Uma vez identificada essa parcela da população e se há uma manifestação por parte dela, podemos fazer os encaminhamentos para algumas comunidades terapêuticas”, informou Carlos Lacerda. “Fizemos o encaminhamento para vários municípios que tem comunidade terapêutica, para que possamos formar uma rede para atendimento aos dependentes que desejem tratamento”.

Para Carlos Lacerda, o programa é extremamente importante para Feira de Santana. “O município vem demonstrando uma capacidade enorme na área de abordagem social nas ruas com equipe totalmente capacitada e treinada para estar atuando junto aos usuários de substâncias psicoativas”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário