Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

segunda-feira, 10 de março de 2014

Meninas entre 10 e 13 anos já podem se proteger contra o HPV

Garantir a prevenção do câncer do colo uterino. Meninas entre 10 a 13 anos de idade são o público alvo da vacina contra o HPV disponível, a partir desta segunda-feira, 10, em todas as unidades de saúde do município.

Preocupada com a saúde da filha, a técnica de enfermagem Ana Cláudia Andrade, 30 anos, fez questão de levar Beatriz, 13, até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro de Assistência Social Santo Antônio (Cassa), na manhã de hoje.

“Antecipar os cuidados com a saúde é o melhor remédio para que, no futuro, ela não desenvolva alguma doença, como o câncer do colo do útero”, afirmou a mãe da adolescente.

A vacinação é feita em três doses. Daqui a seis meses, Beatriz vai tomar a segunda dose. E a terceira, cinco anos depois da primeira aplicação. A vacina tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero - protege mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual, por isso ainda não tiveram contato com o vírus papiloma humano.

A meta do Ministério da Saúde é que 14.881 adolescentes sejam vacinadas em Feira de Santana. A enfermeira do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Oliveira, observa a importância da introdução dessa vacina no calendário. “Visa garantir a prevenção de uma doença, que ainda tem uma grande incidência entre as mulheres”, disse.

Para receber a vacina, basta a adolescente apresentar o cartão de vacinação – quem tiver deve levar documento que a identifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário