Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

I Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências e III Seminário Regional do LIAPEME

Uefs
 Estão abertas as inscrições para o I Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências e III Seminário Regional do LIAPEME (Laboratório de Integração e Articulação entre Pesquisas em Educação Matemática e Escola) da Rede Internacional de Pesquisadores em Ensino e Didática das Ciências, acolhidos pela Universidade Estadual de Feira de Santana e pela Universidade Federal da Bahia, através das ações do LIAPEME ; do Projeto PROBEM (Problemas de Educação Matemática); do   Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências UFBA/UEFS, entre os dias 27 e 31 de outubro de 2014.  O evento abordará o tema “ENSINO E DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS: contribuições e perspectivas” com os subtemas ligados ao Ensino e Didática ;  Ensino e Didática  da Biologia ; Ensino e Didática da Física ; Ensino e Didática da Matemática ; Ensino e Didática da Química.

A Rede Internacional de Pesquisadores em Ensino e Didática das Ciências tem o objetivo de  promover cooperações e encontros periódicos entre pesquisadores de diversos países inseridos no campo de Ensino e Didática das Ciências e áreas afins. As temáticas de pesquisa associam aspectos epistemológicos, teóricos, metodológicos e práticos do Ensino e Didática das Ciências.
O I CIEDIC pretende reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros; estudantes de graduação e pós-graduação; professores da Educação Básica que se interessam ou que já se dedicam a trabalhos relacionados ao ensino e didática das Ciências. Dessa forma, o principal objetivo é apresentar e discutir bases teórico-metodológicas da pesquisa em Ensino e Didática das Ciências, visando proporcionar aos participantes condições necessárias à reflexão, ao debate e a delimitação de projetos de pesquisa nesta área. Bem como, divulgar e possibilitar o avanço das pesquisas em Ensino e Didática das Ciências desenvolvidas na UEFS e UFBA no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências e dos grupos de pesquisas associados, mas também, em outras instituições de ensino superior e grupos de pesquisa nacionais e internacionais.
 
A primeira ideia dessa proposta nasceu a partir dos debates e das reflexões fomentadas nos I e II Seminários Regionais do LIAPEME e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências-GIPEDIC, acerca dos desafios postos para o ensino e didática na contemporaneidade.
 
Esperamos, sobretudo, que o colóquio seja um espaço para intercâmbio entre pesquisas desenvolvidas no Brasil e em diferentes países frente, às demandas do quadro da educação atual, em especial as que se referem à educação básica.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário