Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CMPC oferta exames para as mulheres, neste sábado

foto
Mais de 100 exames de ultrasson transvarginal foram realizados no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), na manhã deste sábado, 21. A iniciativa da Fundação Hospitalar de Feira de Santana foi para atender a demanda reprimida. O prefeito José Ronaldo de Carvalho esteve no local. 
 
Alguns exames já estavam agendados pela Central Municipal de Regulação. Outros foram por demanda espontânea. Às 7h, a quantidade de pacientes na unidade já era expressiva. A lavradora Antônia Silva Paixão, 54 anos, foi uma das primeiras a chegar. Ela comentou que há um ano e meio foi submetida a exames de rotina. "Não me descuido da saúde. Aproveitei este sábado para novamente saber se está tudo bem", disse. 
 
A autônoma Maria de Lourdes Ferreira, 38, falou da oportunidade em fazer o procedimento gratuitamente. "Esse é um exame de alto custo. Quando soube desse mutirão, me programei para não perder essa grande chance", contou. 
 
A presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, afirmou que os mutirões para oferta de exames passarão a ser feitos a cada três meses visando assegurar para homens e mulheres o acesso à saúde.
 foto
O prefeito José Ronaldo, que esteve no local acompanhado dos secretários municipais de Governo, Paulo Aquino, e de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, afirmou que é compromisso do Governo Municipal ofertar para a população o acesso à saúde.
 
O gestor municipal destacou o número de pessoas que foram consultadas e examinadas no CMPC, em 2014. “Foram 18 mil homens e mulheres atendidos nesta unidade no ano passado, onde realizaram exames e foram avaliadas pela equipe de profissionais”, observou.
 
No CMPC são disponibilizadas consultas gratuitas com urologista, mastologista e oncologista. Há também acompanhamentos com psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. Para a unidade são encaminhados pacientes que necessitam de exames da próstata, colposcopia, punções da mama e tireoide, preventivo, ultrassom transvaginal e da tireoide, além de biopsia da próstata. É assegurada assistência na prevenção a doenças da pele, do câncer de colo uterino e da mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário