Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Galhos mostram que árvores cortadas ainda estão vivas

foto
Troncos das espécies flamboyant e oiti, que pertenceram a árvores que viveram durante décadas na rua Marechal Deodoro e na praça Fróes da Motta, e que foram sumariamente eliminadas, voltam a dar sinal de vida: pequenos galhos verdes mostram que elas estão vivas. São sinais de que a força da vida não tem obstáculos.
 
Elas voltaram a viver sem nunca ter morrido. Mostraram que ainda tem força para sobreviver ao ataque programado para tirar-lhe a vida. Não conseguiram. O verde – cor da esperança, e neste caso de vitalidade, reapareceu, mesmo que em pequenos, mas vistosos, galhos.
 
Quem tentou eliminar as árvores esqueceram que quem as alimenta são as raízes. Com o passar do tempo, como vem sendo visto, brotos começam a aparecer como se fosse novas árvores. São verdadeiros símbolos da força da natureza.
 
De acordo com pequenos comerciantes que labutam na Marechal, ciclicamente os galhos aparecem no tronco, que parece ter sido cortado com uma moto-serra. Mas os empresários, dizem, fazem nova poda. “Eles não querem que ela volte a crescer”, afirma um deles.
 
O oiti da Fróes da Motta perdeu a vida há pouco tempo – na verdade foram duas árvores. Teria sido envenenada – o processo para apontar o culpado ainda está aberto. No ano passado um pequeno galho surgiu bem em cima do tronco da árvore – que também hospeda outras espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário