Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Emoção e gratidão marcam inauguração da Escola Eli Queiroz de Oliveira

foto
A singeleza e o amor pela arte, valores cultivados pela professora Eli Queiroz de Oliveira, marcaram a noite de terça-feira, 10, quando a comunidade do bairro Gabriela ganhou uma escola pública de grande porte que leva o nome da mestra. Eli de Oliveira, a exemplo de milhares de nordestinos, adotou Feira de Santana como seu lugar ao longo de 67 anos. Além de apaixonada pela arte, foi essencialmente professora da escola pública. Agora, seu legado se eterniza no chão e nas paredes da nova escola do bairro da Gabriela.
 
Foi com muita alegria e emoção que a comunidade visitou a escola. Olhos impressionados pela grandiosidade da obra, não perderam um só detalhe. Acmodados no amplo auditório da Escola Municipal Eli Queiroz de Oliveira, com capacidade para 200 pessoas, palco de madeira, camarins e iluminação adequada.
 
Coube à bisneta da professora Eli, Catarina Oliveira Amoedo, de apenas sete anos, inaugurar o palco com um solo de balé intitulado "Vida de Bailarina. Entusiasta de todas as expressões artísticas, foi também Eli quem incentivou sua filha Ângela a fundar no ano de 1972, em Feira de Santana, a Earte, espaço dedicado à dança. Hoje, a bailarina Manuella Oliveira, neta de Eli, é a principal responsável pela direção artística da Earte que, mantém vivos os valores sedimentados pela família.
 foto
Emocionada, Manuella e o pai, Luís Augusto, se valeram uma vez mais da arte para aproximar a professora Eli de Oliveira do bairro Gabriela, inaugurando também uma relação de afeto, fundamental para a Educação e a escola pública.
 
Para Luís Augusto Oliveira, "esta nova escola é um orgulho para Feira de Santana, que certamente entra numa nova fase. Esta escola tem uma estrutura muito melhor que a maioria das escolas privadas, com setores que ainda não são comuns nas escolas públicas. Ficamos eternamente agradecidos por ver a memória da minha saudosa mãe eternizada nesta obra", comemora. Eli de Oliveira faleceu em setembro de 2014 aos 80 anos.
 
A líder comunitária Célia Ferreira destacou as obras realizadas pelo Governo Municipal no bairro. "Posto de saúde, pavimentação e agora esta grande escola pública, que era uma reivindicação nossa e que vai transformar a vida desta comunidade. Estamos muito felizes e esperamos que as pessoas que vão matricular seus filhos cuidem da escola", conclama Célia.
 foto
A secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, destacou o porte da escola. "Com capacidade para atender a aproximadamente mil alunos". De acordo com Jayana, "esta unidade integra o novo padrão arquitetônico de escolas grandes e com todos os setores importantes para o funcionamento pleno das unidades de ensino", como biblioteca, dez salas de aula, sala multimídia, sala de informática, Sala de Recursos, pátio coberto, quadra poliesportiva, diretoria, secretaria, sala de professores com banheiro privativo e armários individuais para os profissionais e ainda cozinha e refeitório.
 
OUSADIA
 
A secretária também apresentou a gestora da nova escola, professora Vânia Nery, que já assumiu suas atribuições, dentre as quais, a mais importante neste momento é efetivar a matrícula dos novos alunos.  Vânia agradeceu pelo novo desafio.
 
O professor Germano Barreto, diretor da APLB-Sindicato, também se emocionou ao conhecer a escola. "Vai transformar a vida desta comunidade. Este é um sonho antigo da nossa classe, ter escolas públicas com estrutura tão boa quanto aquelas frequentadas pelos filhos das famílias mais abastadas. Esperamos que o governo municipal tenha a boa ousadia de construir mais unidades com o mesmo padrão", elogia.
 
O prefeito José Ronaldo de Carvalho observou que a inauguração ganhou status de "noite de gala, com a homenageada tão bem representada por sua família. Com certeza, sua alma vibra nesta noite carregada de emoção". Para a comunidade, o prefeito contou que a escola foi construída com muita dedicação. "Caprichamos nesta obra porque a comunidade precisava de fato de uma escola de grande porte, apenas pedimos que vocês ajudem a cuidar deste patrimônio", destaca o prefeito. A obra custou o valor de R$ 2.987.686,49.
 
A inauguração foi prestigiada ainda pelo ex-deputado federal Colbert Martins (PMDB), pelos vereadores José Carneiro (PSL) e Robeci da Vassoura (PHS); o empresário Nau Santana representou o deputado Irmão Lázaro (PSC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário