Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

MAC se consolida como a casa da cultura feirense

foto
O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) se consolidou, ao longo dos anos, como um importante suporte para as artes em Feira de Santana. Em 2014 várias atividades, de diferentes segmentos, foram desenvolvidas no espaço cultural.
 
Dentre as várias atividades desenvolvidas no MAC em 2014, foram realizados lançamentos dos seguintes livros: “Lampião Contra o Mata Sete”, “As vestes do vento”, “Inenigmática, Vôos em descuido”, “O mercado do voto”, “As crônicas do amor", "O escritor, a cega e o homem de lata” e o lançamento da revista-disco: Bliss, não Biss.
 
Importantes projetos foram acolhidos no MAC. O Projeto Piquenique das Artes – Piquenique Dramático, projeto que reúne para a leitura com a gastronomia, também foi lançado no espaço. Projeto Diálogos Artísticos – Sarau Literário, que destaca em cada edição um convidado para falar da sua obra e de suas motivações a respeito do fenômeno da criação literária.
 foto
Projeto Casas do Sertão, que reuniu grande parte do registro das atividades e intervenções artísticas da artista visual feirense Maristela Ribeiro em Morrinhos, zona rural de Jaguara, distrito de Feira de Santana. Um projeto de grande alcance social.
 
O Cine MAC também foi uma realidade. O filme “Faça a coisa certa”, dirigido por Spike Lee, o polêmico filme de 1989 retratou o ambiente de intolerância racial no Brooklin. Também o filme “Os donos da rua”, lançado em 1991 e dirigido por John Singleton, que retrata a vida difícil e o cotidiano em South Central, Los Angeles.
 
EXPOSIÇÕES
 
A pintura não poderia deixar de ter destaque. Âmago do Recôncavo, exposição coletiva que apresentou um pensamento conceitual sobre o trabalho de seis artistas do recôncavo baiano. 
 foto
De 15 de abril a 1 de maio de 2014, esteve em pauta a Exposição "Caia na folia com humor e camisinha", cartuns na prevenção da DST/AIDS, do cartunista Daniel Ponciano. A exposição integrou a programação da Micareta de Feira de Santana em 2014, com apoio da Secretaria de Cultura e da Saúde.
 
Também foram feitas mostras de fotografia, a exemplo da exposição  em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia. Além da Oficina de Caricatura 3D em cerâmica/ Sétima Feira do Livro, ministrada por Zé Andrade.
 
O MAC realizou também a Mostra Audiovisual "Cinema e Literatura: Marguerite Duras", uma leitura a partir da psicanálise. Também esteve em pauta a mostra “Narrativas Poéticas em Videoarte desde América Latina”.
 
2014 foi um ao altamente produtivo para o Museu de Arte Contemporânea. E a expectativa da classe artística e do governo municipal é de que em 2015 mais atividades sejam desenvolvidas neste importante espaço cultural de Feira de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário