Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Programa Consultório na Rua identifica pessoas com hanseníase e tuberculose

foto
O Programa Consultório na Rua, implantado pela Prefeitura de Feira de Santana, em duas semanas de atividades já diagnosticou pessoas em situação de vulnerabilidade social, com hanseníase e tuberculose. Os moradores de rua atendidos foram levados para o Centro de Saúde Especializado (CSE) Dr. Leone Coelho Leda, onde funcionam as respectivas unidades de referência.
 
No local foram submetidos ao exame do escarro, no caso daqueles com suspeita de tuberculose, e em outros foi coletado o material do lóbulo da orelha para o diagnóstico da hanseníase. Diante do resultado, que sai no prazo de três dias, a equipe do Consultório de Rua retorna ao local em que o paciente costuma ficar para dar início ao tratamento.
 foto
A enfermeira referência da Secretaria Municipal de Saúde, Iani de Araújo, informa que o paciente é encaminhado ao CSE em uma ambulância. “Se no momento da avaliação o profissional observar alguma alteração, que necessita de exames ou tratamento, o paciente é levado para uma unidade de saúde ou para o CSE”, explica.  
 
Segundo ela, não há dificuldade em encontrá-los em caso de acompanhamento, principalmente nas primeiras horas da manhã. “No retorno, durante a conversa, explicamos a importância de aderirem ao tratamento e fornecemos a medicação prescrita, diariamente. Esse acompanhamento é feito até a recuperação total”, diz a enfermeira.
 
Conforme Iani de Araújo são oferecidas para essas pessoas a possibilidade de irem para uma casa de passagem. Nem todos aceitam, uma vez que já estão acostumados a conviver nas ruas. Eles frequentam, principalmente, o Centro de Abastecimento, a avenida Getúlio Vargas e os bairros Tomba, Rua Nova e Cidade Nova.    
 foto
O trabalho do Consultório na Rua é desenvolvido por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e psicólogo. Eles atuam em parceria dos profissionais do Serviço de Abordagem Social e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ambos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e de prepostos da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção aos Direitos Humanos (Seprev).
 

O programa tem a sua base no primeiro andar onde funciona o Centro Municipal de Hepatites Virais, instalado na rua Barão do Rio Branco, 1.054, centro. A comunidade também pode acionar o serviço ligando para o número (75) 3624-4199. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário