Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Acontece neste sábado (19/10) o XXIX Festival de Violeiros



Dez cantadores repentistas, mais três participações especiais, confirmaram presença no XXXIX Festival de Violeiros de Feira de Santana, que acontece neste sábado (19/10), no Teatro do Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte), a partir das 20h. O festival tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A entrada é franca.

Será a grande noite da cultura popular nordestina. E o festival realizado anualmente em Feira de Santana é um dos mais tradicionais. E não apenas pela longevidade, mas pelo fato de levar para o palco o que há de melhor. Foi criado pelo cantador Dadinho. Seus filhos, Caboquinho e João Ramos, também cantadores, continuaram com o festival, depois da morte do pai. Os irmãos, mais o cantador Bule-Bule farão apresentações especiais.

Para Caboquinho, o festival mantém acesa e ardente a chama da literatura de cordel. “Este é o caminho para a gente resgatar as nossas raízes culturais e levá-las mais adiante”. Diz que os cantadores são seres especiais que desde muito cedo tem os versos e a viola como companheiros inseparáveis. Comenta que o governo municipal se mantém sensível a estas manifestações e ajuda na sua realização. “É uma parceria forte que vem dando e vai dar bons frutos”.

Campeã no ano passado, a pernambucana Mocinha de Pacira volta à Princesa do Sertão – mas não vai formar dupla com Sivirino Tomaz, como em 2012. Virão a Feira Vem-vem do Nordeste, João Bezerra, Paraíba da Viola, Noel Calixto, Gilberto Alves, Davi Ferreira, Nadinho, Maracujá e Galego da Viola. Os cantadores representarão mais da metade dos nove estados nordestinos.

Cada dupla terá 20 minutos para se apresentar. Três temas serão sorteados e o último vai ser livre – mas não conta pontos. A comissão julgadora ainda não foi definida. Vai ser uma noite de muitos versos e rimas. Todas ricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário