Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Conselho de Cultura apresenta proposta de tombamento do Feira Tênis Clube



A proposta de tombamento do Feira Tênis Clube foi o principal assunto da reunião do Conselho Municipal de Cultura, realizada na noite de quarta-feira, 9, no Centro de Cultura Maestro Miro. O objetivo é evitar que sejam alteradas as características originais do espaço, que deverá abrigar equipamentos de cultura, lazer e entretenimento. Os conselheiros discutiram ainda sugestões de alteração do Regimento Interno e a criação de novas representações no conselho.

De acordo com secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer e presidente do conselho, Jailton Batista, o processo deverá ser iniciado nos próximos dias e se dará por etapas. Primeiro, o pré-tombamento, que consiste em um termo provisório; depois, o tombamento definitivo. A idéia é transformar o trecho da rua Geminiano Costa, em que estão localizados o prédio do Feira Tênis Clube, o Museu de Arte Contemporânea e a Biblioteca Municipal Arnold Silva, em um “corredor cultural”.

Com a efetivação do processo, o prédio do FTC será o 17º imóvel tombado em Feira de Santana, passando a integrar uma lista em que já se encontram o Paço Municipal Maria Quitéria, os coretos das praças da Matriz, Bernardino Bahia e Fróes da Motta, o Casarão Fróes da Motta, a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, o CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte), a Catedral de Santana, as igrejas Senhor dos Passos e São José das Itapororocas, no distrito de Maria Quitéria, dentre outros.

A possibilidade de tombamento foi bem recebida pelos conselheiros, que aprovaram também a inclusão de três novas cadeiras no colegiado – Dança, Memória e Preservação e Segmento de Matriz Africana – conforme decisão tomada durante o II Fórum Municipal de Cultura. Ainda passarão a compor o conselho, por meio de indicações, representantes da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) e SESC (Serviço Social do Comécio).

Durante a reunião, o presidente do conselho informou o andamento de vários projetos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Cultura, a exemplo da Festa da Cultura Negra e do Samba de Roda, Samba de Todos. Participaram do encontro o diretor de Atividades Culturais da Fundação Cultural Egberto Costa, Márcio Sherrer e representantes dos segmentos da sociedade civil, dentre os quais Áudio Visual, Identidade e Diversidade Cultural, Artes Plásticas, Música, Memória e Preservação e Dança. (Madalena de Jesus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário