Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Paraibano e sergipano vencem Festival



A dupla formada pelo paraibano João Barbosa e pelo sergipano Galego da Viola foi a campeã do XXXIX Festival de Violeiros de Feira de Santana, que aconteceu no sábado à noite, no Teatro do Cuca (Centro Universitário de Cultura e Arte). A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, apoiou o festival. Eles foram os primeiros que se apresentaram.

João Barbosa e Galego da Viola deram um show nas sextilhas, sete sílabas e nos decassílabos. Mais do que levantar a plateia, sensibilizaram o jurado, que foi formado por Franklin Maxado, Siviriano Gonçalves e Sabiá do Tanque Grande. A qualidade técnica dos cantadores são medidas na métrica, rima e oração e os julgadores são donos de ouvidos apurados.

A cantadora Mocinha de Passira, que ficou com o título no ano passado, e Vem Vem do Nordeste, vice em 2013, foram os vice-campeões. Cinco duplas, que representaram a mesma quantidade de estados nordestinos, participaram do festival. O teatro ficou lotado de admiradores desta que é uma das mais importantes manifestações culturais do nordeste.

O festival é uma maneira de fortalecer o repente e proporcionar o intercâmbio cultural. “O que se pratica no palco pelos cantadores é a tradição de raiz. Se não acontecer, ela se dispersa”, diz o cantador Noel Calixto, um dos participantes do festival. Para ele, não existe melhores e piores cantadores. “Existe, sim, os maiores e os menores”.

As notas variam de 0 a 10. As duplas são formadas pela comissão organizadora, bem como os temas foram elaborados por Caboquinho, que com o irmão João Ramos, mantém esta tradição na cidade. 

Estiveram presentes o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, e o diretor-presidente do Instituto de Previdência de Feira de Santana, Alcione Cedraz. (Batista Cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário