Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Banco de Leite do Hospital da Mulher precisa de doação



Falta pouco para acabar o ano. O período de férias, festas e viagens se aproxima. No entanto, gestos simples, que alimentam e salvam vidas, não podem ser esquecidos. São as doações para o Banco de Leite do Hospital da Mulher.

Para manter o estoque de segurança, de cerca de 60 litros, a depender da demanda, o hospital lança campanha para incentivar que mães que estão amamentando se tornem doadoras, uma vez que, entre os meses de novembro e janeiro o número de doações cai e se torna uma preocupação para o hospital.

Doar é um gesto que depende apenas da solidariedade e da vontade pessoal. Basta armazenar o leite produzido em excesso e estar em boas condições de saúde. O leite alimenta os bebês internados na UTI Neonatal. Eles apresentam baixo peso ou outros problemas de saúde. O alimento é fundamental nos seus tratamentos e para que ganhem peso – assim receberem alta médica da unidade.

O Hospital da Mulher conta, atualmente, com cerca de 40 doadoras. Metade delas teve seus filhos na própria instituição e são conscientizadas a fazer a doação enquanto estão internadas – boa parte veio de outros municípios.

A outra é formada por mulheres que tiveram seus filhos em outros hospitais e faz a ordenha nas próprias casas. A coleta é a cada dois dias, por prepostos do Corpo de Bombeiros, que foram treinadas para isso.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Neilde Ribeiro, o leite materno ajuda no desenvolvimento da criança, protegendo-a de infecções, diarréias e alergias. “Tem os nutrientes necessários para a saúde do recém-nascido”, diz.

As mulheres que demonstrar interesse em se tornar doadoras devem ligar para o Banco de Leite - o número é 3602-7156.

“Durante a visita domiciliar é preenchido um cadastro, que é levado à unidade. Após avaliação, retornamos até a residência para repassar as orientações sobre a ordenha e armazenamento correto do leite”, explica a coordenadora.

São fornecidos touca, máscara e um frasco de vidro com tampa de rosca. Todo o leite doado é cuidadosamente analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes da distribuição. (Renata Leite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário