Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Prefeitura de Feira firma convênio para cobrança da dívida ativa



A Secretaria da Fazenda firmou convênio com o Tabelionato de Protesto de Títulos e Documentos com o objetivo de executar a dívida ativa do município, que atualmente é de cerca de R$ 200 milhões. A assinatura aconteceu na tarde de sexta-feira, 25, no gabinete da Sefaz.

A partir de agora o município vai poder fazer a cobrança extrajudicial e os contribuintes em débito terão restrições junto ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa. A medida tem como base a lei federal 12.767 (de 1997, mas retificada em 2012) e é facultada pela Lei Municipal 3.360/13.

De acordo com o secretário Expedito Campodônio Eloy o objetivo é diminuir a inadimplência. “O cidadão feirense é um bom pagador, mas a inércia do sujeito ativo contribuiu para a situação que temos hoje. Não mandaremos nenhum protesto para o cartório antes de manter contato com as pessoas. Inicialmente estamos buscando os devedores de três exercícios em diante”.

Ele observa que o protesto da dívida ativa é uma obrigação do município, conforme recomenda o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios). “A legislação municipal foi sancionada em março, mas dependíamos do convênio com o tabelionato. Essa prática já é aplicada pelo estado e em outras cidades brasileiras”, exemplifica Expedito.

O tabelião Eden Marcio Lima explica que o protesto da dívida não é uma punição ao contribuinte inadimplente, mas uma medida educativa. “Em todos os municípios em que esta prática já está consolidada há algum tempo, constata-se índices de inadimplência muito baixos”, observa Eden. (Ordachson Gonçalves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário